UOL

São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT decide tirar três radicais de comissões

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

As constantes críticas à política econômica do governo e aos principais pontos da reforma previdenciária levaram três deputados do PT a sofrerem punições partidárias. Luciana Genro (RS), Babá (PA) e Lindberg Farias (RJ) foram afastados da participação nas comissões da Câmara por tempo indeterminado.
Genro e Lindberg participavam da Comissão Especial da Reforma da Previdência (a deputada como suplente). Babá era membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família.
Lindberg ainda deve ser afastado da vice-liderança do PT por trinta dias. A decisão sobre o afastamento das comissões foi assumida pelo deputado Nelson Pellegrino (BA), líder da bancada do partido na Câmara.
A definição sobre o afastamento de Lindberg da vice-liderança seria feita em reunião da bancada na noite de ontem, mas o encontro foi adiado para hoje.
A definição sobre as punições foi acertada em reunião da coordenação do partido ocorrida na noite de anteontem com a presença do presidente nacional da legenda, José Genoino.
Lindberg disse que, mesmo com a punição, "não recuará" em nenhum momento das críticas feitas ao governo. Apesar disso, ele é, entre os três, o que mais tem recebido sinais do governo de que pode ser "reintegrado" caso amenize nas críticas.
Luciana Genro afirmou que a decisão foi "autoritária e deselegante". Ela ressaltou a intenção de manter as críticas às reformas. Babá disse que vai resistir até o fim a qualquer tentativa de expulsão contra ele e os colegas.
Um grupo de petistas vai realizar no próximo domingo, em Porto Alegre, um protesto contra a forma como os "radicais" do partido estão sendo tratados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O protesto ocorrerá no salão da Igreja Pompéia, no centro de Porto Alegre.


Texto Anterior: Reformas na Câmara terão "filtro governista"
Próximo Texto: Justiça: Lula anuncia advogado petista para vaga no STF
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.