UOL

São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

Sergipano, Ayres de Britto é filiado ao partido de Lula há 18 anos

Lula anuncia advogado petista para vaga no STF

Bruno Stuckert/Folha Imagem
Lula e Ayres de Britto se abraçam após o presidente anunciar o nome do advogado para o STF


DA AGÊNCIA FOLHA, EM ARACAJU
DO ENVIADO ESPECIAL A ARACAJU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Aracaju (SE) o nome do advogado sergipano Carlos Ayres de Britto, 60, como um dos indicados para ocupar uma das três vagas de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) que foram abertas devido à aposentadoria dos atuais titulares.
O anúncio foi feito durante discurso de improviso, na 44ª reunião da FNP (Frente Nacional de Prefeitos). Britto, que é filiado ao PT há 18 anos, subiu ao palco para abraçar o presidente.
O advogado disse ter sido surpreendido por Lula, com quem viajou ontem de Brasília para a capital sergipana. No avião, foi avisado, segundo seu relato, de que seu nome só seria anunciado junto com os dos outros indicados.

Aprovação do Senado
"Estou honrado com a escolha", afirmou. Seu nome será agora levado para arguição pública na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e depois ao plenário da Casa para votação. Só após aprovada a indicação, será nomeado ministro.
O nome de Britto foi anunciado um dia após o presidente se reunir com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para definir as indicações dos três novos integrantes do STF.
Além de Ayres de Britto, está certa a indicação do procurador da República no Rio Joaquim Benedito Barbosa Gomes para a segunda vaga. Gomes será o primeiro negro a virar ministro do STF.
A terceira vaga ainda depende de novas conversas. O ministro da Justiça cogitou apoiar o desembargador do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo Antonio Cezar Peluso, mas encontrou resistências no chefe da Casa Civil, José Dirceu. O ex-presidente nacional do PT apoiaria a indicação de Dyrceu Cintra, ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia. Os nomes podem ser anunciados hoje.


Texto Anterior: PT decide tirar três radicais de comissões
Próximo Texto: Perfil: Advogado tentou vaga de deputado pelo PT em 1990
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.