UOL

São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lindberg recua e vota a favor do texto da reforma

DA REDAÇÃO

O deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ) era considerado um dos mais ferrenhos opositores da reforma da Previdência. Na madrugada de ontem, porém, ele votou a favor do projeto.
Desde que tomou posse, Lindberg vinha criticando a política econômica do governo e a reforma da Previdência. Por isso foi retirado da comissão especial que analisava a reforma da Previdência, em 6 de maio. No dia seguinte, foi afastado da vice-liderança do partido na Câmara por 30 dias.
Convocado para uma reunião na Executiva no dia 12, ele acabou sendo excluído do processo contra a senadora Heloísa Helena (AL) e os deputados Babá (PA) e Luciana Genro (RS) na Comissão de Ética da legenda.
Heloísa Helena estranhou a "seletividade" do partido. Lindberg afirmou que não tinha recuado: "Eu não recuei um milímetro. Continuo articulando contra a cobrança dos aposentados, que entendo ser errada". Na sua avaliação, ao poupá-lo o PT tentou "dividir" os parlamentares de esquerda que criticavam o governo.
No dia 20 de maio, declarou que se sentia desconfortável por ter sido excluído do processo: "Não posso deixar Heloísa Helena só neste momento em hipótese nenhuma". No dia 11 de junho, Lindberg participou da manifestação dos servidores públicos contra a reforma da Previdência, em Brasília. Depois, silenciou. Ontem, votou a favor, mas assinou uma declaração de protesto.


Texto Anterior: PT deve expulsar apenas os três rebeldes
Próximo Texto: Petistas que se abstiveram afirmam que não querem romper com governo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.