São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA

Em Minas, PFL embola a disputa pelo Senado

Aécio chega a 75% e ajuda Eliseu a empatar com Newton Cardoso

Colega de chapa de tucano cresceu 12 pontos desde última pesquisa Datafolha e agora tem 27%, contra 26% do peemedebista


DA AGÊNCIA FOLHA

A 23 dias da eleição, pesquisa Datafolha mostra o governador Aécio Neves (PSDB) cada vez mais favorito na disputa pela reeleição em Minas Gerais e mudança nas intenções de voto para senador no Estado.
O fato novo da pesquisa, realizada entre 4 e 5 de setembro, é o crescimento de 12 pontos percentuais do candidato ao Senado na chapa de Aécio, Eliseu Resende (PFL). Eliseu subiu de 15% para 27% das intenções de voto, empatando com Newton Cardoso (PMDB), que oscilou um ponto em relação ao levantamento do final de agosto, de 27% para 26%.
A pesquisa confirma a tendência de vitória de Aécio Neves no primeiro turno. O governador cresceu quatro pontos percentuais -de 71% para 75%- em comparação ao levantamento de 21 e 22 de agosto. O candidato petista, Nilmário Miranda, manteve 9% das intenções de voto. Fábio Magalhães (Prona), Rosane Cordeiro (PCO) e Vanessa Portugal (PSTU) tiveram 1% cada, e Luis Tibé (PT do B) não atingiu 1%.
Entre os eleitores de Lula, 72% votariam em Aécio, e 13%, em Nilmário. Aécio tem 89% dos votos dos eleitores de Geraldo Alckmin e 78% entre os que declararam voto em Heloísa Helena (PSOL).
O governo do tucano, no cargo há três anos e oito meses, é aprovado por 75% dos eleitores. Apenas 4% consideram a gestão ruim ou péssima, e 18% a avaliam como regular.

Senado
O crescimento da candidatura ao Senado de Eliseu Resende, 77, pode ser motivado principalmente por sua ligação com Aécio. Poucas vezes em Minas se viu uma colagem de imagem tão grande como faz o pefelista com o tucano. Aécio se tornou o principal personagem dos programas de Eliseu na TV -a ponto de, em um deles, só o governador falar.
Em suas viagens de campanha, Eliseu quase sempre está ao lado do governador. Entre os eleitores de Aécio ao governo, a intenção de voto em Eliseu subiu 12 pontos percentuais, de 19% para 31%. Os eleitores de Aécio que votam em Newton passaram de 30% para 27%.
Eliseu não foi a primeira opção de Aécio para o Senado. Adriene Andrade (PL), mulher do atual vice-governador Clésio Andrade (PL), era a escolhida, mas o PFL pressionou e até ameaçou romper a aliança. Clésio virou primeiro suplente.
A subida de Eliseu foi acusada por Newton Cardoso já na semana passada, quando ele deixou de lado o vôo próprio que vinha mantendo e passou a exibir em seu programa imagens e falas do presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT, pedindo votos para ele. O vice-presidente José Alencar (PRB) também passou a pedir votos para Newton na TV.
Ex-rival do petismo, Newton se agarra agora a Lula na tentativa de conter a subida do pefelista. Tanto que a campanha do peemedebista ganhou um novo bordão: "Newton, o senador do presidente".
A pesquisa do Datafolha, registrada na Justiça Eleitoral com o número 61108/2006, ouviu 1.372 eleitores em 65 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. (THIAGO GUIMARÃES E PAULO PEIXOTO)

Texto Anterior: Janio de Freitas: Os estarrecidos
Próximo Texto: Otavio Frias Filho: Brasil inzoneiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.