São Paulo, sábado, 07 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula lidera o 2º turno com vantagem de sete pontos

Petista tem 50% do total de votos, contra 43% de Alckmin, revela Datafolha

Dos eleitores de Heloísa Helena (PSOL) no primeiro turno, 48% dizem que pretendem votar em Alckmin e 32%, em Lula


FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu na frente com vantagem de sete pontos percentuais sobre seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), no segundo turno da eleição presidencial.
Segundo nova pesquisa Datafolha, Lula tem 50% das intenções de voto e Alckmin, 43%, considerando o total de votos (inclui indecisos e os que devem votar em branco ou anular). A pesquisa captou 3% que planejam votar em branco ou anular e 4% de indecisos.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na prática, para que Alckmin possa vencer a eleição no dia 29, Lula precisaria perder nas próximas semanas pelo menos metade dessa diferença de sete pontos que os separam.
Em disputa de segundo turno, em geral cada ponto perdido por um candidato significa ponto ganho para o outro. Vence quem tiver mais de 50% dos votos válidos. Nesse levantamento, Lula tem 54% dos válidos e Alckmin, 46%.
Os eleitores do ex-candidato derrotado Cristovam Buarque (PDT), que teve 2,42% do total de votos no primeiro turno, se dividiram em partes iguais entre Lula e Alckmin nas intenções de voto para o segundo turno (39% para cada lado).
Já entre os que declararam ter votado em Heloísa Helena (PSOL), que teve 6,27% do total de votos no primeiro turno, 48% dizem que pretendem votar em Alckmin e 32%, em Lula.
Entre os que votaram em branco, anularam ou não votaram no primeiro turno, mas que pretendem fazê-lo no segundo, as intenções de voto estão divididas (31% para Lula e 32% para Alckmin).

Polarização
As intenções de voto para o segundo turno confirmaram a divisão do eleitorado brasileiro.
Entre os eleitores com renda até dois salários mínimos, 59% votam em Lula e 34%, em Alckmin. Entre os que ganham mais de dez mínimos, Alckmin tem 69% e Lula, 24%.
Entre os com ensino fundamental, 57% estão com Lula e 36%, com o tucano -contra 56% para Alckmin e 35% para Lula entre os que têm o ensino superior. Entre os que se declaram brancos, 51% votam em Alckmin; 42%, em Lula. Entre os negros, 63% preferem Lula e 29%, Alckmin.
Regionalmente, a pesquisa, feita em parceria com a TV Globo, mostra que as maiores divisões no eleitorado permanecem no Sul (pró-Alckmin) e Nordeste e Norte/Centro-Oeste (Lula). Na região Sudeste, Lula (45%) e Alckmin (47%) estão empatados dentro da margem de erro.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Maioria diz que não mudaria voto por debate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.