São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Black Monday", de novo

Foi dia de "colapso ao redor do mundo", de venda global, na manchete on-line do "Financial Times". Atravessou Europa, EUA, Ásia e foi bater na América Latina e no Brasil, onde os negócios paralisaram e a queda na Bovespa chegou aos 15%, ressaltou o jornal. Foi dia de "capitulação dos emergentes", descreveu "estrategista". O texto da manchete on-line do "FT" sublinhou a "especulação de um corte emergencial de juros pelo Fed e outros bancos centrais".
O americano Robert Zoellick, do Banco Mundial, alertou que a crise pode ser o ponto de mudança para "vários países em desenvolvimento". No "FT" e em outros, cobrou um "grupo melhor" do que o G7, que "não está funcionando" para enfrentar crises globais. Com China, Rússia, Arábia Saudita, Brasil e outros, inauguraria um "novo multilateralismo".
De sua parte, o "Wall Street Journal" trazia como segundo destaque, depois da queda em Wall Street, que foi uma "segunda-feira negra para os mercados emergentes", em reportagem do MarketWatch que ressaltou a Rússia, mas abrangeu todos os Brics. Em outro texto, destacou a "quebra da confiança" nos emergentes, sobretudo Rússia e Brasil.

"CAOS", DE NOVO
video.globo.com
Mantega com Meirelles, no "JN" e em toda parte, ontem

Na manchete do "New York Times", "dia caótico". Na do UOL, "caos". Em ambos os casos, no entanto, a queda no fim do dia era menor do que o extremo que alcançou à tarde. Por aqui, o motivo apresentado para a recuperação foi a entrevista coletiva de Guido Mantega e Henrique Meirelles no fim da tarde, na conhecida "mise-en-scène" das equipes econômicas, a cada nova crise, na TV. Desta vez, "promessa de injetar dinheiro no mercado" acalmou o mercado, na manchete do G1, da Globo.

NA CARA
O canal de notícias CNBC confirmou ontem, durante o depoimento do ex-presidente do Lehman no Congresso americano, que o executivo, no dia em que o banco de investimento quebrou, estava se exercitando na academia quando um funcionário foi até ele e desabafou com "um murro na cara".

ANÔNIMO
Já aqui, na Veja.com, "um dos mais argutos banqueiros de investimentos do país, que prefere manter-se anônimo", saiu anunciando uma "crise de crédito gravíssima", com "hedge funds queimando posições no Brasil para cobrir resgates" e "vários bancos pequenos no redesconto do Banco Central".

CONVOCADO
Mônica Bergamo noticiou ontem, na home do UOL, que o ex-ministro Luiz Fernando Furlan voltou para a Sadia à tarde. O motivo teria sido a operação cambial em que a empresa perdeu R$ 700 milhões. Ele explica ter sido "convocado" pela empresa para levar "tranqüilidade ao grupo em um momento de turbulência".

CANSAÇO
Tem mais, ainda que sem relação com a crise. Bergamo noticiou que Paulo Zottolo, que levou a multinacional Philips ao movimento Cansei, "decidiu deixar a subsidiária para seguir outros caminhos".
Lauro Jardim, na Veja.com, diz que "bateu de frente com os holandeses".

"VÍTIMAS"
bbc.co.uk
A BBC postou gráficos de queda sem fim, de ações a commodities, e listou as instituições que já entraram em colapso ou foram logo "nacionalizadas", com espaço para mais

NEM OBAMA NEM OSAMA

Com a exceção costumeira do correspondente do "FT", sites como "Time" e outros deram os resultados eleitorais como "mistos". E o que mais ecoou foi o fracasso dos que trocaram de nome para Barack Obama. "Talvez devessem ter tentado John McCain", ironizou a AP. Também os que mudaram os nomes para variações de Osama Bin Laden, ironizou a France Presse, "descobriram que a vitória é tão difícil quanto localizar o líder da Al Qaeda".

REELEIÇÃO LÁ

nydallynews.com

A exemplo do que já aconteceu na América Latina, também em Nova York a "mídia abre caminho para terceiro mandato de Michael Blomberg". Foi o que escreveu David Carr, colunista de mídia do "NYT", afirmando que antes o prefeito "fez a ronda" das páginas editoriais de "New York Post", "Daily News" (dir.) e do próprio "NYT", para só depois apresentar a proposta de mudança da legislação que veta hoje sua reeleição.


Texto Anterior: Supremo: Casal da Renascer pede habeas corpus para evitar extradição
Próximo Texto: Janio de Freitas: A face ou as garras


Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.