São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vice de tucano nega intenção de criar legenda

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado federal Alberto Goldman (PSDB), vice-governador eleito de São Paulo, negou ontem à noite que o governador José Serra tenha intenção de fundar uma nova legenda. Segundo Goldman, o PSDB caminhará unido para governar São Paulo e fará uma "oposição responsável e unida" ao presidente Lula.
Consultados pela Folha sobre a possibilidade de criação de uma nova legenda, outros dois deputados disseram nunca ter ouvido falar do assunto, enquanto outros dois afirmaram que há conversas, embora incipientes.
O secretário-geral do PSDB, Eduardo Paes, classificou de "factóide, besteira e especulação" a possibilidade de Serra deixar a legenda para formar um novo partido. "Ninguém me chamou para esse suposto novo partido, nem em conversa informal", afirmou Paes, que disputou e perdeu a eleição para o governo do Rio: "Daqui [do PSDB] não saio. O caminho é fortalecer o partido", disse.
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) também disse não ter sido sondado sobre a a criação de um partido e afirmou que só falará sobre sua posição quando "conhecer melhor a proposta".
"Tivemos conversas que não podem ser chamadas nem de embrionárias, mas de conversas de laboratório", disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG): "Há um senso comum, embora não tenhamos falado sobre a hipótese partidária, acerca de um sentimento desenvolvimentista com justiça social".
O presidente do PPS, Roberto Freire, afirmou que não foi procurado por Serra, mas disse que há muito discute as perspectivas diante do "encerramento de um ciclo político-partidário".
"Estamos na iminência de um realinhamento político necessário no país", diz Freire, que se declara contrário a uma nova legenda, já que ela teria pouco tempo de TV. Freire disse que sua "Mobilização Democrática" poderia acolher os interessados em criar uma nova força "democrática de esquerda". (RANIER BRAGON, FÁBIO ZANINI E JOSÉ ALBERTO BOMBIG)


Texto Anterior: Serra prevê rearranjo partidário em 2007
Próximo Texto: Alckmin pede PSDB "fiscalizador" em reunião com deputados do partido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.