São Paulo, quarta-feira, 08 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Industriais e sindicalistas são os primeiros nomes para Conselho

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidará pesos pesados da indústria e algumas das principais lideranças de trabalhadores do país para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que começará a funcionar dentro de um mês.
Entre os empresários, deverão compor o Conselho Eugênio Staub (Gradiente), Horacio Lafer Piva (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e Eduardo Eugênio Vieira (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Outro nome é o industrial com histórico de críticas ao PT, Jorge Gerdau (Grupo Gerdau).
Os trabalhadores, por enquanto, são representados por João Felício (CUT), Paulo Pereira da Silva (Força Sindical) e Jussara Dutra (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação).
Lula quer ainda a participarão do economista e ex-ministro Delfim Netto e o consultor Antoninho Marmo Trevisan, que se aproximaram do PT durante a campanha eleitoral.
Os nomes constam de uma primeira lista com 13 integrantes feita ontem por Lula e pelo secretário-executivo do Conselho, Tarso Genro. Amanhã, deverão ser definidos os outros 69 representantes da sociedade civil, no total de 82. Nove ministros também farão parte. Com a lista definitiva, Tarso fará os convites. A expectativa do PT é que a quase totalidade aceite.
Constam ainda da lista um integrante do terceiro setor, Sergio Haddad (Associação Brasileira de ONGs), e um líder da Igreja Católica, dom Tomás Balduíno (presidente da Comissão Pastoral da Terra). É provável que intelectuais, representantes de igrejas evangélicas e artistas participem.
A instância terá sede em Brasília e se reunirá bimestralmente. Haverá grupos de trabalho temáticos -o primeiro tratará da reforma da Previdência. (FÁBIO ZANINI)


Texto Anterior: Agenda petista: Lula define roteiro e prazos para reformar Previdência
Próximo Texto: Saiba mais: Programa petista prevê teto único de aposentadoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.