São Paulo, quarta-feira, 08 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há problemas no Orçamento, afirma Mantega

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, criticou ontem o Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional e afirmou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva poderá ser obrigado a bloquear gastos -prática adotada por Fernando Henrique Cardoso ao longo de seus dois mandatos.
"Recebemos um Orçamento aprovado pelo Congresso que fez uma reavaliação de receitas talvez até em termos otimistas. Agora precisamos fazer uma reavaliação da receita real que teremos", disse. Ele adiantou que o Orçamento deverá ser sancionado por Lula com vetos restritos a dispositivos considerados inconstitucionais.
Segundo Mantega, ao rever para cima as receitas orçamentárias, o Congresso previu novos gastos, mas não reavaliou as despesas. "Tenho certeza de que há problemas", declarou.
Para o ex-secretário de Orçamento Federal Hélio Tollini, esse é o Orçamento mais realista já aprovado pelo Congresso.
O ministro lembrou que Lula deu um prazo de 30 dias para todos os ministros definirem as prioridades de gastos em suas pastas. Durante esse período, o Ministério do Planejamento, disse Mantega, avaliará melhor o Orçamento e definirá se há necessidade de cortes e qual o nível do contigenciamento.
Mantega adiantou que, havendo corte, ele não será linear e deverá atingir também as emendas feitas pelos congressistas ao Orçamento. (JS)


Texto Anterior: PT já admite dispensar apoio do PMDB
Próximo Texto: Projeto prevê venda de moradia de deputados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.