São Paulo, quarta-feira, 08 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ajuda de Forças requer recursos, afirma Viegas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Defesa, embaixador José Viegas, disse que a adesão das Forças Armadas aos programas sociais e de desenvolvimento do país "é uma via de mão dupla". Ou seja: elas querem condições e recursos para agir e que fique clara sua função essencial e constitucional de defesa do país.
"Exército, Marinha e Aeronáutica estão animados em colaborar com esse grande momento nacional de combate às desigualdades sociais e de desenvolvimento nacional. Mas precisam de recursos", disse Viegas à Folha em seu gabinete, anteontem à noite.
Ele está conversando com os ministros Anderson Adauto (Transportes), Humberto Costa (Saúde) e Cristovam Buarque (Educação) sobre o tipo de colaboração das Forças para recuperação de estradas, distribuição de medicamentos, educação e profissionalização de jovens.
Disse que oficiais e soldados podem contribuir muito com sua mobilidade e conhecimento do país, mas vão precisar de apoio, recursos, equipamento e treinamento dos ministérios.
Além disso, repetiu várias vezes que "não está em discussão que a função das Forças Armadas é defender o território nacional, e elas precisam manter seu caráter dissuasório". (ELIANE CANTANHÊDE)


Texto Anterior: Lula e ministros vão ao Fórum Social Mundial
Próximo Texto: Ciro analisa hoje situação da Sudam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.