UOL

São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lindberg será afastado de liderança do PT

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os deputados federais do PT se decidiram ontem pelo afastamento por 30 dias do deputado Lindberg Farias (RJ) da vice-liderança da bancada do partido na Câmara dos Deputados, o que ratifica indicativo tomado na segunda-feira pela coordenação do PT na Casa.
A punição se deve às constantes críticas de Lindberg à política econômica do governo e a temas da reforma previdenciária. Igual atitude já causara o afastamento dos deputados Luciana Genro (RS) e Babá (PA) da participação nas comissões da Câmara.
Os três estavam presentes ontem e resolveram não recorrer das punições, o que levaria a decisão a ser tomada por votação pela bancada. "Eles têm maioria, então vamos tentar debater, temos de parar com essa história de punição e entrar na discussão dos méritos das reformas", disse Lindberg.
Os três deputados e mais a senadora Heloísa Helena (AL) podem sofrer processo de expulsão a partir da próxima segunda-feira, quando a Executiva Nacional do PT se reúne para tratar disso.
A reunião de ontem serviu também para que a bancada definisse o método de apresentação de emendas às reformas. A orientação da liderança será pela sugestão de emendas da bancada, o que possibilitaria a prévia busca de apoio do governo.
Apesar disso, ficou definido que não haverá punição para o deputado que apresentar emendas individualmente. Nesse caso, o parlamentar não falará pelo PT.
"Não há condição de isso ocorrer, o deputado do PT sempre discute suas emendas com a bancada, isso é tradição no partido", afirmou o presidente nacional da legenda, José Genoino, presente à reunião. Na terça, haverá outra reunião da bancada para dar início às discussões sobre o mérito das emendas. (RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Reformas: Genoino propõe negociação a Paim
Próximo Texto: Justiça: Lula indica "afinados" com reformas ao STF
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.