UOL

São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Barbosa Gomes defende ações contra racismo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Joaquim Benedito Barbosa Gomes, 48, procurador da República no Rio, chegará ao STF (Supremo Tribunal Federal) na condição de primeiro ministro assumidamente negro. Tem atuação destacada na área de direitos humanos e defende a adoção de políticas afirmativas contra a discriminação racial, como o sistema de cotas.
Mineiro de Paracatu, ele é professor de direito constitucional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Cursou direito na Universidade de Brasília e é mestre e doutor em direito público pela Universidade de Paris.
Barbosa ingressou no Ministério Público Federal em 1984 em Brasília. Antes de concluir o curso na UnB, foi digitador dos jornais "Correio Braziliense" e "Jornal de Brasília", gráfico do Senado e oficial de chancelaria do Itamaraty. Depois de formado, foi assessor jurídico do Serpro e consultor jurídico do Ministério da Justiça.


Texto Anterior: Perfil: Desembargador do TJ "representa" juristas paulistas
Próximo Texto: Judiciário: Indicado do Rio diz que não tem vínculo com reformas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.