UOL

São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA

Sem-terra invadem área do Estado

DA FOLHA RIBEIRÃO

Cerca de 700 famílias de sem-terra ligadas à Feraesp (Federação dos Assalariados Rurais do Estado de São Paulo) invadiram à 0h de ontem a Estação Experimental de Zootecnia, fazenda do governo do Estado de São Paulo localizada no município de Colina. O grupo quer a desapropriação dos 1.200 alqueires da fazenda estatal.
Houve uma tentativa de negociação ontem à tarde, mas o impasse não foi resolvido. As famílias decidiram continuar acampadas e disseram que só sairão da área com ordem judicial.
Segundo o coordenador do acampamento, Francisco das Chagas Costa, a fazenda é improdutiva e está sendo "arrendada para a elite de Colina colocar suas criações". Todos os invasores estariam desempregados, afirmou.
Em Ribeirão Preto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) criticou a invasão. Disse que a fazenda não pode ser usada para desapropriação porque é uma área destinada à pesquisa e à preservação do meio ambiente.
"Quem invadiu vai ter que sair. Lá não é local para reforma agrária." Para Alckmin, a invasão é uma maneira de prejudicar a bandeira da reforma agrária.



Texto Anterior: Índios: Lula estuda mudar demarcação de terras
Próximo Texto: No Planalto - Josias de Souza: O cavalo-de-pau ético do governo petista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.