São Paulo, sexta-feira, 08 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

9 DE JULHO

Evento no Ibirapuera comemora os 73 anos do início do movimento

Desfile celebra Revolução de 1932

DA REDAÇÃO

Acontecem amanhã as comemorações pelo 73º aniversário do início da Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho daquele ano. O evento vai ocorrer na av. Pedro Álvares Cabral, no Ibirapuera, em frente ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32, a partir das 9h15.
Estão previstas cerimônias de entrega de medalhas aos veteranos de 32, sepultamento e homenagem aos veteranos mortos. Em seguida, terá início o desfile cívico-militar com unidades do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e a Sociedade Veteranos de 32 MMDC.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) será uma das autoridades presentes ao evento.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento de oposição ao governo do presidente Getúlio Vargas (1930-1945), cobrando dele a promessa dada de fazer uma nova Constituição.
Os protestos pela convocação de uma Assembléia Constituinte vinham desde o aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro de 1932, e se arrefeceram com a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, em 23 de maio do mesmo ano, que emprestaram suas iniciais para denominar o movimento constitucionalista MMDC.
Foi somente em 9 de julho, porém, que o movimento decidiu pegar em armas e alistar voluntários. Após 3 meses de combate, as tropas federais conseguiram derrotar os revoltosos, cuja força somava apenas cerca de um terço das do governo (35 mil homens contra 100 mil). 830 soldados morreram no combate.
Apesar da derrota, a Revolução Constitucionalista não foi em vão, pois no ano seguinte foram convocadas eleições para a Assembléia Constituinte e em 16 de julho de 1934, uma nova Constituição foi promulgada.


Texto Anterior: Personalidade: Arraes sofre recaída e corre risco de morte
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Do cidadão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.