São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá
Virando rotina

"A fumaça preta no céu de São Paulo mostra que a semana começa mal." Era a Record, na madrugada, com o incêndio no estacionamento atrás do Deic. A "terceira onda" não surpreende mais. Globo, Record e outras, em poucas horas, apareciam de norte a sul com helicópteros e tudo mais, em links ao vivo. O tom, também nas rádios, era de mais um dia, o que os blogs paulistanos expressaram melhor. De Xico Sá, no iG:
- Não há uma nova onda. Os ataques não cessaram desde maio. O terrorismo parece ter vindo para ficar. Endêmico e banalizado, nem causa pânico. Fala-se dele como se comenta São Paulo e Inter na quarta.
E de Marcelo Coelho na Folha Online, após falar de Geraldo Alckmin jogando malha em bairro da cidade:
- O melhor seria que adotassem coletes à prova de bala... Na terceira onda, dois postos de gasolina perto da minha rua foram atingidos. Já está virando rotina.

NA PAREDE

"Jornal Nacional"/Reprodução
Entre sorrisos, William Bonner e Fátima Bernardes atiraram perguntas sobre a crise da segurança em São Paulo, as CPIs engavetadas, Eduardo Azeredo, FHC -sem trégua. Entre sorrisos, Alckmin escorregou

INFLUÊNCIA
Sites, portais e blogosfera brasiliense, em contraste com telejornais e blogs paulistanos, abriram destaque para os esforços do ex-governador, do governador e do secretário de repassar o problema adiante -e do ministro de devolver.
Registre-se que o jornal "Valor" noticiou dias atrás, em título, que "Saulo retoma influência na campanha de Alckmin". Ele participa da "elaboração do programa de combate à violência urbana".

COMANDO
No exterior, não demorou e os despachos surgiam no NYT.com, WP.com etc. No título da Reuters, "Gangue em São Paulo ataca de novo". No texto, "a violência levantou dúvidas sobre a capacidade do governo estadual de controlar as prisões superpopulosas".
No dia anterior, domingo, os mesmos e outros sites traziam longa reportagem da Associated Press, sob o título "Gangue brasileira comanda as ruas desde as prisões".

ZÉ DIRCEU, O BLOGUEIRO

ig.com.br/Reprodução
Na home do site, ao longo do dia, destaque para estréia do blog, com posts sobre Fidel Castro, a violência em SP etc.


Estava no ar há dias, mas o iG só abriu ontem para a "estréia". Com atualização constante, no correr do dia o ex-ministro reproduziu o recado de "um amigo de 50 anos" de Fidel ("posso assegurar que o pior já passou, não há mais perigo"); reproduziu conversa com o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, com críticas à política monetária; e, sobre o PCC, perguntou em título "cadê o gabinete de gestão integrada?". Nos posts anteriores, defendeu uma reforma política "já", mas não Constituinte, e questionou "a oposição e seus prepostos na mídia" sobre o suposto "auge do esquema de sanguessugas em 2002", dizendo:
- Não se trata de disputar campeonato de corrupção com os tucanos, mas de colocar as coisas no devido lugar.

50 MILHÕES E DOBRANDO

Saiu "O Estado da Blogosfera", o relatório de David Sifry com números do Technorati, o serviço de busca em blogs que ele fundou. Os blogs brasileiros de mídia Blue Bus e Tiago Dória destacaram, respectivamente, que 2% dos posts em blogs do mundo são em português e que os blogs monitorados já chegam a 50 milhões. Do relatório de Sifry, um outro destaque de impressionar: a blogosfera dobra de tamanho no mundo a cada seis meses e meio.

PHOTOSHOP
A blogosfera fez de novo. Após expor erros do "NYT" à rede CBS, chegou a vez da Reuters. O blog Little Green Footballs postou no dia 5 que a agência havia manipulado a foto de um ataque no Líbano, acrescendo fumaça. Demorou, mas a Reuters admitiu.

BONO E FORBES
O "NYT" destacou ontem que Bono, do U2, "comprou um pedaço da "Forbes'", revista que é um ícone do capitalismo americano. Steve Forbes, o "publisher", deu entrevista e disse que o modelo empresarial foi "atingido pela web", daí a abertura do capital.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: No "JN", Alckmin defende política de segurança e promete baixar IR
Próximo Texto: Palocci reaparece em evento do PT, mas evita imprensa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.