São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

CGU ampliará controle sobre operações financeiras no país

ANDRÉA MICHAEL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CGU (Controladoria Geral da União) definiu o conceito de PEPs (Pessoas Politicamente Expostas) e incluiu no grupo todos os que mantêm mandatos eletivos no Poder Executivo federal, estadual e municipal e no Poder Legislativo em todos os seus níveis, exceção feita a municípios com menos de 200 mil habitantes.
Para a CGU, PEPs são indivíduos que desempenham ou desempenharam, nos últimos cinco anos, no Brasil ou em outros países, funções públicas relevantes, assim como seus familiares e pessoas de seu relacionamento.
O conceito é o passo inicial para que o Banco Central estabeleça normas por meio das quais esse grupo terá acompanhamento mais rígido sobre suas operações.
Trata-se de uma medida voltada para o combate à lavagem de dinheiro, comandada pelo Departamento de Recuperação de Ativos Financeiros e Cooperação Jurídica Internacional, órgão do Ministério da Justiça e cuja vigilância atende a convenção da ONU e organismos internacionais.


Texto Anterior: Palocci reaparece em evento do PT, mas evita imprensa
Próximo Texto: Eleições 2006/Reforma política: Planalto recua e agora fala em reforma sem Constituinte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.