São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Urna eletrônica é encontrada na marginal Tietê

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma urna eletrônica que seria usada na eleição deste ano em São Paulo foi encontrada na manhã de ontem por um pedestre que passava pela marginal Tietê na altura do Tatuapé (zona leste). A caixa estava aberta. A polícia não viu indícios de crime eleitoral.
Suspeita-se que o aparelho tenha sido furtado de um depósito localizado na mesma região, de propriedade da empresa responsável pelo seu transporte até os cartórios eleitorais. No mesmo depósito havia aparelhos de TV LCD e notebooks. Os policiais acreditam que o autor do furto pegou a urna por engano e, ao se dar conta de que ela não tinha valor comercial, decidiu se livrar da caixa.
Os investigadores já solicitaram as gravações do circuito interno de câmeras do local, que fica próximo à Associação Desportiva da Polícia Militar.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cerca de 50 mil novas urnas estão sendo fornecidas pela Diebold Procomp Indústria Eletrônica Ltda. para as eleições deste ano. Os aparelhos ainda estão sem o software com nomes dos candidatos. Uma eventual manipulação de dados, portanto, seria impossível, segundo o TSE.
A urna em questão, que integra essa nova leva, seria enviada para um cartório da zona norte da cidade. Por causa do incidente, ela não será mais usada na eleição deste ano.
Os aparelhos de todo o país só receberão o software com os dados dos candidatos entre os dias 8 e 12 de setembro. A partir daí, eles ficarão lacrados até o dia 5 de outubro, data do primeiro turno da disputa. Todo o processo será acompanhado por representantes dos partidos, de acordo com o tribunal.


Texto Anterior: Procuradoria denuncia Matilde e cobra R$ 160 mil
Próximo Texto: Senado deve resistir a "lista suja", diz Garibaldi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.