UOL

São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados pedem reeleição de João Paulo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Deputados de diferentes partidos da bancada do Rio lançaram ontem um movimento para apoiar a recondução de João Paulo Cunha (PT-SP) à presidência da Câmara dos Deputados após o término de seu mandato, no fim de 2004. O artigo 5º do regimento da Câmara veda a recondução à presidência na mesma legislatura.
No entanto, segundo parlamentares que apóiam Cunha, a proibição é incoerente. "O direito à reeleição é democrático", afirmou o deputado Chico Alencar (PT-RJ).
Cunha declarou que, "por enquanto", não se preocupa com o tema. "O meu programa de trabalho é só até 2004." O deputado Rodrigo Maia (PFL) se opôs à recondução. "É um absurdo."
De acordo com o deputado Carlos Santana (PT), já existe projeto para mudar o regimento e tornar possível a manobra em 2004.
Indagado sobre o porquê de ter pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) que reconsidere liminar que dá à Folha o acesso a informações de uso da verba indenizatória por deputados, Cunha disse que "todos os cidadãos terão acesso a esses dados em breve".
Antes disso, continuou, é preciso encontrar "uma forma responsável" de divulgar os dados. "Você tem no meio de todos esses papéis as contas telefônicas, que têm um anexo com os telefones para os quais você ligou. Vamos tornar isso público, ou seja, quebrar o sigilo telefônico dos 513 deputados?", disse. (HENRI CARRIÈRES)



Texto Anterior: Congresso: PMDB convida Helena para integrar sigla
Próximo Texto: Aliado crítico: PSB cobra mudanças na política econômica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.