São Paulo, quinta-feira, 08 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Movimentação

Jovem Pan, Bandeirantes e CBN falaram pela manhã com Lula. E muito da cobertura, no resto do dia, foi repercussão da longa entrevista.
No Brasil, do "JN" à Folha Online, o enunciado foi "Lula diz que levaria José Dirceu para o palanque".
No exterior, nos despachos da Reuters à Dow Jones, a atenção foi para a "defesa da redução gradual dos juros", ao lado da "defesa da política econômica".

 

Ao que interessa. Em análise de imediato na CBN, Franklin Martins apontou a definição do discurso eleitoral:
- Lula sendo candidato, e eu não tenho dúvida de que vai ser, o carro-chefe da campanha é a economia, se for um bom ano, e a área social, com Bolsa-Família, aumento real do salário mínimo -e tudo isso melhorando as condições de vida das camadas pobres. Vai ser o discurso. E é a síntese da entrevista.
À noite, na Record, o âncora Boris Casoy acrescentou:
- Esta foi séria, inclusive com jornalistas refutando. Assim mesmo, com os costumeiros exageros, Lula se comunica muito bem e aproveitou todas as perguntas para promover o seu governo.
E a sua reeleição.
 

Nos blogs, Jorge Moreno falou de José Dirceu no palanque, de uma eventual anistia posterior à eleição, registrando até um suposto apoio da "oposição".
De outra parte, disse que para "alguns" a reunião ministerial do dia 19 é a última. Saem para a campanha.
Josias de Souza postou que "Lula marcou a data" para se lançar à reeleição, "entre o fim de fevereiro e início de março". Ele estaria "preocupado com a desarticulação da candidatura", quanto aos apoios de outros partidos, e "espantado com a movimentação de José Serra, que já detalha os entendimentos com o PFL".
Daí o PMDB, para o qual Lula oferece "a vaga de vice". Mas "o diálogo com a cúpula governista encontra-se interditado por uma picuinha" -a nomeação do indicado de Renan Calheiros e José Sarney à Anatel.
Mais algumas horas e, ao que tudo indica, o diálogo avançou. Ricardo Noblat anunciou que "Renan finalmente emplacou" seu apadrinhado.
Ato contínuo, Lula "aceitou convite" e deve jantar com os peemedebistas do Senado, terça que vem. Ele "ainda alimenta o sonho de ter o PMDB a seu lado nas eleições de 2006".

A PALAVRA DO ANO
A editora Oxford University Press se adiantou à editora Merriam-Webster e divulgou ontem, com repercussão por toda a rede, "a palavra do ano". Em 2004, a Merriam-Webster, que faz dicionários, havia selecionado "blog". Para este ano, a Oxford, também voltada a dicionários, elegeu "podcast" como a palavra de 2005.
Como citou o blog de Tiago Dória no iG, o dicionário define podcast como "gravação digital de transmissão de rádio, colocada à disposição na internet para download". É mais que isso, muito mais.
 

Para além do dicionário, os arquivos de som e imagem avançam sobre outras áreas tradicionais. Como noticiou o "New York Times", o maior prêmio da TV nos EUA, o Emmy, agora vai abranger também "vídeo criado para computadores, celulares e outros equipamentos, como iPod e PlayStation". Daí o título:
- E o Emmy de melhor ator num iPod vai para...
 

E tem mais. O site do mesmo "NYT" destacou ontem que o Pulitzer, principal prêmio de jornalismo, segue a onda e vai aceitar a indicação de trabalhos que saíram só nos sites. Diz o diretor da premiação que é para "refletir a importância crescente do conteúdo on-line".

cnn.com/pipeline/Reprodução
DUTO A CNN, que fez a revolução dos canais de notícias, acaba de lançar seu primeiro canal exclusivo para internet. A CNN Pipeline, um chassi com várias telas "ao vivo" ou "on demand", com âncoras próprios, entrou no ar na segunda-feira -e já foi objeto de avaliação positiva nos blogs americanos e até brasileiros voltados à mídia

Entusiasmados
A CPI dos Correios acionou a metralhadora. Em pouco mais de um dia, na Folha Online, se amontoaram manchetes da CPI sobre fundos, Coteminas, prisão de Marcos Valério e depoimento de Henrique Pizzolato.
Fim de noite e os blogs já acresciam que "membros da CPI estão entusiasmados com uma fita de vídeo envolvendo empresa que presta serviços ao correio aéreo noturno".

Regimentais
O jornal baiano "A Tarde" e o site comunista Vermelho, entre vários outros, noticiavam ontem uma manifestação realizada em Salvador pela instalação de uma CPI da Bahiatursa, para apurar suposta irregularidade no que o blog da Folha Online apelidou de "o duto baiano".
A CPI estaria sendo adiada por "manobras regimentais".

@ - nelsondesa@folhasp.com.br

Texto Anterior: Gastos públicos: Lula cogita MP se Congresso não votar Orçamento
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Hora das provas: Gushiken ordenou repasse, repete Pizzolato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.