São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro Gomes afirma que ambiente na ex-Sudam é "de puro terror"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) disse ontem em Belém (PA) ter encontrado um "ambiente de puro terror" na extinta Sudam (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia) e prometeu realizar uma "faxina" no órgão antes de elaborar o Plano de Desenvolvimento Regional para a Amazônia.
Ciro participou de três reuniões durante todo o dia em Belém: a primeira com autoridades e com a atual diretoria da ADA (Agência de Desenvolvimento da Amazônia -extinta Sudam), a segunda com empresários de todos os setores e a última com representantes de governos da Amazônia.
"Encontrei [na ADA] um ambiente de puro terror, com funcionários que têm medo até de assinar papéis", disse Ciro, durante reunião com um grupo de pelo menos 150 empresários, comerciantes e representantes de entidades sindicais da região.
O rombo na extinta Sudam é estimado em R$ 2 bilhões e teria sido provocado por fraudes com incentivos fiscais ocorridas na chamada Amazônia Legal.
O nome do novo diretor da ADA deverá ser anunciado em 60 dias. Esse será o prazo que o grupo de trabalho formado ontem em Belém terá para redesenhar a estrutura do órgão e apresentar os resultados obtidos.

Maria do Carmo
Entre os nomes mais cotados para a direção da ADA, ganhou mais força ontem o da petista Maria do Carmo, que será uma das coordenadoras do grupo de trabalho formado.
Maria do Carmo foi candidata pelo PT ao governo do Pará nas últimas eleições, mas foi derrotada no segundo turno pelo tucano Simão Jatene.
A direção do PT no Pará adiantou que não pretende abrir mão de Maria do Carmo na direção da ADA. O ministro Ciro Gomes preferiu não falar sobre nomes e disse que "quem nomeará o diretor será o presidente Lula".
(MAURÍCIO SIMIONATO)


Texto Anterior: Tarso não confirma MST em conselho
Próximo Texto: Caravana social: Lula escala 30 ministros para visitar miséria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.