São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARAVANA SOCIAL

Viagem a Pernambuco, Piauí e Minas será feita amanhã e sábado; Berzoini e Thomaz Bastos ficaram de fora

Lula escala 30 ministros para visitar miséria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escalou 30 dos seus 34 ministros para a viagem na qual pretende mostrar a miséria e a fome a integrantes de seu governo. A viagem, programada durante a campanha eleitoral, será realizada amanhã e sábado.
Além dos ministros (e secretários com status de ministro), Lula estará acompanhado de sua mulher, Marisa Letícia. Só não participarão da caravana os ministros da Previdência, Ricardo Berzoini; da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o secretário de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken; e o advogado-geral da União, Alvaro Augusto Ribeiro Costa.
Segundo o Palácio do Planalto, só não vai o ministério completo porque o Boeing-737 da Presidência, o chamado sucatinha, só comporta 35 passageiros.
Somando a caravana oficial, de 31 pessoas, com os funcionários que integram todas as viagens (segurança, cerimonial, imprensa e serviço médico), a lotação do avião fica esgotada.
Depois de muitas idas e vindas, ficou definido que a caravana vai visitar a vila Irmã Dulce, em Teresina, no Piauí; a favela de palafita Brasília Teimosa, em Recife (PE); e a cidade de Itinga (MG), no Vale do Jequitinhonha.
A idéia inicial de Lula era levar o ministério para conhecer Guaribas, cidade piauiense que possui o terceiro pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. A visita seria aproveitada para o lançamento do programa Fome Zero, mas a idéia foi descartada por causa da dificuldade de acesso a essa cidade. Seria necessário deslocar cinco helicópteros do Rio de Janeiro para transportar Lula e a comitiva ministerial em parte do trajeto.
Depois, o Planalto chegou a divulgar que, no Piauí, em vez da vila Irmã Dulce, Lula visitaria um assentamento da fazenda Soares, a 12 km de Teresina. A sugestão foi feita pelo governador Wellington Dias (PT), mas acabou sendo retirada do programa final.

Carta
Uma comitiva de moradores de Guaribas vai entregar uma carta a Lula na vila Irmã Dulce. Também nessa vila, o presidente vai receber de participantes do 3º Encontro Nacional da ASA (Articulação do Semi-Árido Brasileiro) o documento final do encontro e uma carta relacionada ao programa de perfuração de um milhão de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano. Esse programa foi lançado pela entidade católica Cáritas.
Conforme o programa da visita, a caravana de Lula parte às 8h de Brasília para Teresina. Das 9h40 ao meio-dia (horário local) visita a vila Irmã Dulce. Depois, o presidente almoça com o governador do Piauí, Wellington Dias, e segue às 14h30 para Recife.
Na capital pernambucana, Lula visita às 16h30 a favela de palafita Brasília Teimosa.
No sábado, a caravana parte para Montes Claros (MG), de onde segue em dois aviões Brasília para Araçuaí. De lá, segue de ônibus para a cidade de Itinga, que Lula e seus ministros percorrerão a pé.


Texto Anterior: Ciro Gomes afirma que ambiente na ex-Sudam é "de puro terror"
Próximo Texto: Planalto: Ex-mulher de Celso Daniel vai assessorar Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.