São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST realiza as primeiras invasões no governo Serra

CRISTIANO MACHADO
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizou no final de semana no Pontal do Paranapanema (oeste de SP) as duas primeiras invasões de fazendas no governo de José Serra (PSDB).
De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 70 pessoas invadiram as fazendas Iaras, em Euclides da Cunha Paulista (717 km a oeste de SP), e Guarani, em Presidente Bernardes, também na região. O MST fala em mais de cem famílias em uma das propriedades e em 70 pessoas na outra.
Organizadas pelo grupo ligado a José Rainha Jr., as iniciativas acontecem à revelia da direção estadual do MST, que proibiu o coordenador de falar e de agir em nome da sigla.
Apesar de não participar diretamente das invasões, Rainha controla os acampamentos cujas famílias participaram das invasões. Segundo Vaguimar Nunes, coordenador do MST e aliado de Rainha, as invasões têm o objetivo de "abrir os olhos do novo governador".
Segundo Nunes, outras invasões estão previstas para esta semana. "Diferentemente do [ex-governador Geraldo] Alckmin, que só construiu presídios no Pontal, esperamos que José Serra seja o governador da reforma agrária", afirmou.


Texto Anterior: Em nota, PT critica Gil por demissões de auxiliares na pasta
Próximo Texto: Novo embaixador em Washington diz que Brasil pode ajudar na transição em Cuba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.