São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush chega ao país em meio a protestos e sob crítica de Lula

Após um dia de manifestações contra sua presença, americano desembarca em SP à noite

O presidente dos EUA, George W. Bush, 60, desembarcou ontem às 20h04 em São Paulo, primeiro ponto de um giro por cinco países da América Latina. Ele passará menos de 24 horas na cidade brasileira. A chegada de Bush foi precedida por protestos que reuniram cerca de 27.500 pessoas por diversos pontos do país. Na avenida Paulista (SP), uma passeata com cerca de 10 mil pessoas foi palco de um confronto entre manifestantes e a Polícia Militar que terminou com um saldo de ao menos 23 feridos.
Essa é a segunda vez que o presidente norte-americano visita o Brasil. Acompanhado de um esquema de segurança inédito no país, a agenda de Bush prevê um encontro hoje com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem criticou duramente a política de subsídios praticadas pelos EUA na área agrícola.
"O que nós queremos é que os EUA possam diminuir os subsídios, tão importantes para os agricultores americanos, mas tão nefastos para o livre comércio que apregoamos", afirmou Lula, ontem, após encontro com o presidente alemão, Horst Köhler, no Palácio do Planalto. O brasileiro quer negociar a eliminação, ou ao menos a redução, da tarifa ao álcool brasileiro, o que constitui uma barreira de entrada do produto no mercado dos EUA. O governo norte-americano não admite rever esse tópico.
A viagem de Bush à América Latina é entendida nos EUA como um esforço para tentar esvaziar a influência do venezuelano Hugo Chávez na região. Ontem, relatório divulgado em Washington sugeriu que o governo americano apóie o fortalecimento comercial do Brasil para minar a ascendência de Chávez.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Desembarque de presidente fecha aeroporto e provoca atraso em vôos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.