São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URUGUAI INDECISO

Ministro volta a dizer que país poderá romper com Mercosul

DO "FINANCIAL TIMES"

O Uruguai deveria considerar a possibilidade de reduzir seu grau de participação no Mercosul caso o bloco de comércio regional o impeça de fechar um acordo bilateral de comércio com os EUA, disse o ministro das Finanças do país.
"O Uruguai precisa descobrir uma maneira de fechar um acordo bilateral de comércio com os EUA", declarou Danilo Astori em entrevista ao "Financial Times".
"Nosso pequeno país está encurralado, é prisioneiro dos desejos coletivos do grupo, e isso vem nos prejudicando seriamente", disse ele.
O presidente americano, George W. Bush, chega hoje ao Uruguai . Montevidéu pressionará por um aprofundamento dos elos comerciais entre os dois países, depois de assinar um acordo básico de comércio e investimento com os EUA, no mês passado. Mas um acordo comercial pleno implicaria a saída do país do Mercosul.
No governo uruguaio, o ministro das Finanças tem sido o mais forte defensor de um acordo de livre comércio com os EUA. A posição dele parecia estar enfraquecida depois da visita ao Uruguai do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada.
Astori disse que está disposto a negociar acordos com outros blocos como parte do Mercosul. "Mas não acreditamos que isso venha a ser possível, porque não vemos disposição de fazê-lo nos demais membros."


Texto Anterior: Polícia da Colômbia diz ter desbaratado ação terrorista que poria Bush em perigo
Próximo Texto: Base impede CPI e abre crise com oposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.