São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interino assume o comando

da Sucursal do Rio

O presidente interino da Petrobrás, José Coutinho Barbosa, fez ontem de manhã a primeira reunião da diretoria da empresa sob seu comando, momentos após o ex-presidente Joel Mendes Rennó ter deixado a sede da estatal que dirigiu por seis anos e três meses, o maior período que alguém ficou no comando da empresa.
Nenhum dos seis diretores da empresa havia seguido, até a tarde de ontem, a atitude de Rennó, que anunciou seu pedido de demissão no começo da noite de sexta-feira, pouco depois de ter enviado o pedido ao ministro das Minas e Energia, Rodolpho Tourinho.
"Agora vamos aguardar a manifestação do acionista majoritário", disse à Folha Aurílio Fernandes Lima, um dos diretores da Petrobrás.
O acionista majoritário é a União. Pelo atual estatuto da empresa, a nomeação de cada um dos diretores cabe ao presidente da República.

Estatuto
A assembléia-geral extraordinária da estatal para mudança do estatuto está convocada para o próximo dia 16. Antes, o governo deverá anunciar o nome do novo presidente da estatal e de, pelo menos, alguns novos diretores. Os atuais estão todos com seus mandatos vencidos.
Ontem, Rennó esteve na sede da Petrobrás como presidente da estatal pela última vez. Ele chegou às 7h30 e saiu pouco depois das 11h, sem se despedir de assessores próximos.


Texto Anterior: Petrobrás deve mudar e ficar menor
Próximo Texto: Covas suspende novos investimentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.