São Paulo, sexta-feira, 09 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEFESA

Licitação da FAB sai até fim do ano

Ministro diz ser contra adiar compra de caças

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministro da Defesa, José Viegas, afirmou que é contra um novo adiamento da compra de caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) e que "não está trabalhando com essa hipótese". A licitação, um negócio de US$ 700 milhões, foi adiada no ano passado.
"Não estamos trabalhando com o adiamento. Quem decide é o presidente. Na minha opinião, quanto ao adiamento, sou claramente contra. Já houve um e não há porque haver um segundo", afirmou Viegas.
Mas ele afirmou que ainda não é possível estabelecer prazos. O negócio pode sair até o fim do ano e praticamente descarta uma decisão neste mês. "Não temos ainda uma data marcada. O presidente está chegando à fase conclusiva de sua deliberação. Eu volto a dizer que, dentro de algumas semanas, espero que esse processo possa chegar à sua conclusão."
Segundo o ministro, o orçamento deste ano não deve sofrer os impactos da conta. O custo deve ser sentido a partir de 2005. "Não há impacto orçamentário em 2004. O impacto em 2005 dependerá das negociações de financiamento. Isso será definido quando tivermos um vencedor."
O próximo avião da FAB será mais provavelmente o russo Sukhoi Su-35. O sueco Gripen também tem boas chances, e ainda não está 100% descartado o francês Mirage-2000BR, oferecido pela Dassault e pela Embraer. O Planalto está analisando o fornecimento de 12 aparelhos para substituir os atuais Mirage IIIEBR, que vencem no final deste ano.


Texto Anterior: Páscoa milagrosa: Lula pede que Deus ajude desempregados
Próximo Texto: Multimídia - LA Times - de Los Angeles: "Culpa por polêmica nuclear é de Lula"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.