UOL

São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Câmara acata STF após um mês e cassa deputado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de quase um mês de adiamento, o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), cumpriu anteontem a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinava a cassação do mandato do deputado Narciso Mendes (PP-AC).
A decisão do STF é do início de abril. Mendes é acusado de não ter se afastado no tempo previsto da direção de uma emissora de TV do Acre durante as eleições.
Por influência de integrantes do PP (ex-PPB), a decisão foi sendo adiada por pedidos de parecer, de vistas sobre o processo e de abertura de prazo para defesa do deputado. Esse é o primeiro caso de cassação nesta legislatura.
Ao anunciar a decisão, João Paulo foi questionado com veemência pelo deputado Pedro Henry (MT), líder do PP, para quem foi negada defesa a Mendes.
João Paulo sofria ameaça de ação do Ministério Público por não cumprir a decisão do STF.
A Folha não conseguiu localizar Mendes ontem. Ele é apontado como o "Senhor X", nome dado pela Folha ao parlamentar que gravou conversas com colegas acusados de vender o voto a favor da emenda da reeleição.


Texto Anterior: Janio de Freitas: O segundo problema
Próximo Texto: Reformas: Comissão acata trâmite ligeiro do governo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.