São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sucessor de Lula será o 40º a ocupar a Presidência no país

DA REDAÇÃO

A Folha passa, a partir de hoje, a usar a vinheta "Presidente 40" nas reportagens sobre a sucessão presidencial.
Desde a Proclamação da República, 39 pessoas já exerceram a Presidência, segundo o site oficial do governo. O sucessor de Lula será, portanto, o 40º presidente do país.
A contagem leva em conta os seis integrantes de duas juntas militares que assumiram o poder -a primeira durante a Revolução de 1930, que depôs Washington Luís, e a segunda em 1969, durante a enfermidade do general Costa e Silva.
Dos 39 ocupantes do cargo, 16 foram presidentes eleitos diretamente (nove de 1894 a 1930, quatro de 1945 a 1964 e três desde 1989) e sete foram eleitos indiretamente pelo Congresso (seis militares e Getúlio Vargas, em 1934, que em 1950 seria eleito diretamente).
Cinco vice-presidentes eleitos diretamente se tornaram titulares (Nilo Peçanha, Delfim Moreira, Café Filho, João Goulart e Itamar Franco), assim como dois escolhidos indiretamente pelo Congresso: Floriano Peixoto e José Sarney.
Dois presidentes da Câmara ocuparam o cargo por períodos curtos -Carlos Luz, em 1955, e Ranieri Mazzilli, em 1961 e 1964. Um presidente do Senado (Nereu Ramos) e um do Supremo Tribunal Federal (José Linhares) completam a lista.
O site do Planalto menciona Júlio Prestes (eleito diretamente em 1930) e Tancredo Neves (eleito indiretamente em 1985), mas ressalva que eles não chegaram a tomar posse. A listagem não inclui vice-presidentes que assumiram o cargo apenas interinamente.


Texto Anterior: Maluf trabalha pela adesão do PP a tucano
Próximo Texto: Programas de renda encolhem com Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.