São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Acesso a dados melhora mídia, diz especialista

DA REPORTAGEM LOCAL

Para melhorar a qualidade do jornalismo e das políticas públicas no país, o Brasil precisa aprovar o projeto de lei de acesso à informação (em tramitação no Senado), avaliaram especialistas anteontem em debate na PUC-SP.
Segundo Guilherme Canela, coordenador de comunicação e informação da Unesco no Brasil, "se há liberdade de informação, a imprensa melhora".
Mas, para Canela, o direito à informação não pode ser visto só como um meio de aprimorar o combate à corrupção e fiscalizar os poderes públicos. "O acesso à informação tem que ser visto como um direito humano", afirma.
Fabiano Angélico, da Transparência Brasil, enfatizou que "o direito à informação é anterior aos demais, pois é meio para garanti-los. É mais fácil cobrar acesso à saúde ou à educação se há livre informação sobre o que é feito".
Para ele, "é uma vergonha" que o Brasil não tenha uma lei específica que regulamente o acesso à informação. Na América Latina, 16 países estão à frente do Brasil nessa área.


Texto Anterior: Outro lado: Governo diz que gasto social não diminuiu
Próximo Texto: Filho de Sarney enviou verba desviada, vê PF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.