São Paulo, domingo, 09 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliança do PT em SP vai a votação

DA REPORTAGEM LOCAL

O encontro estadual do PT de São Paulo que será realizado hoje tem como pano de fundo a sucessão presidencial. O grupo ligado ao pré-candidato à Presidência do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, concentrado na tendência Articulação, quer aprovar texto que dá poder à direção estadual do partido de celebrar alianças com o PMDB e o PL no Estado.
Como as alianças estaduais dependem da nacional, por causa da verticalização imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral, a votação será um gesto de boa vontade em direção aos dois partidos.
Mas as tendências de esquerda petistas -como a Articulação de Esquerda e a Tendência Socialista- vão tentar impedir a citação específica dos dois partidos durante a votação das alianças.

Aliança com PMDB
Há uma corrente -liderada pelas facções PT de Luta e de Massas e Movimento PT- que aceita a aliança com o PMDB, mas vai tentar impedir a citação do PL.
O grupo de Lula deve ter maioria para aprovar sua proposta, mas a custo de um grande descontentamento interno.
O problema é o efeito nacional de uma eventual derrota da proposta de aliança com PMDB e PL na base eleitoral da principal liderança petista.
Regionalmente, não há chances de os pré-candidatos ao governo de São Paulo José Genoino (PT) e Francisco Rossi (PL) se entenderem. Mas o veto ao PL dificultaria ainda mais a possibilidade de aliança nacional com o partido, cujo desfecho está programado para esta semana.

Chances
Haveria mais chances de acordo com o PMDB do ex-governador paulista Orestes Quércia, que deve disputar o Senado. O acordo faria com que o PT lançasse apenas um nome para o cargo -o deputado federal Aloizio Mercadante-, dando a segunda vaga a Quércia, inimigo histórico do partido. Com a verticalização e as chances remotas de um acordo nacional PT-PMDB, essa aliança pode até acontecer, mas de maneira informal. A avaliação dos petistas é que as prefeituras do PMDB no interior do Estado reforçariam significativamente a campanha de Genoino.



Texto Anterior: Sucessão começa oficialmente amanhã
Próximo Texto: Nos EUA, convenções são liturgias coreografadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.