UOL

São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA EXTERNA

Presidente irá ao Oriente Médio no fim do ano

Lula vê "vazio" nas relações com árabes

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem à noite em São Paulo, na abertura de um encontro de empresários de origem libanesa que vivem em 20 países, que "existiu e ainda existe um vazio" nas relações diplomáticas entre Brasil e Oriente Médio. Defendeu a criação de um Estado Palestino coeso, independente e economicamente auto-sustentado.
Lula anunciou que começará pelo Líbano a viagem que fará à região no final deste ano, entre outubro e dezembro. Prometeu levar "a maior comitiva de brasileiros que já visitou o mundo árabe".
As trocas comerciais entre Brasil e Líbano são ínfimas hoje: por ano, US$ 60 milhões de exportações brasileiras e US$ 1 milhão de libanesas.
Houve constrangimento na apresentação do casal Marta Suplicy e Luís Favre. Parte da platéia de 1.700 pessoas vaiou.
O presidente do Conselho de Ministros do Líbano (equivalente ao cargo de primeiro-ministro), Rafic Hariri, disse apoiar a idéia lançada por Lula de taxar armas em prol do combate à fome no mundo.



Texto Anterior: Estratégia petista: Governo tenta aprofundar racha do PFL
Próximo Texto: Segurança: Governo anuncia medidas contra a lavagem de dinheiro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.