São Paulo, sábado, 09 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documento da Receita afirma que Renan não fez retificação em seu IR

Atestado divulgado pelo senador diz não ter havido alteração desde 1º de maio

RENATA GIRALDI
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou ontem ofício da Receita Federal atestando que não houve retificação de suas declarações de Imposto de Renda após o surgimento da denúncia de que ele teria usado dinheiro de empreiteira para pagar contas pessoais.
O documento, assinado pelo secretário da Receita, Jorge Rachid, e por Donizetti Rodrigues, coordenador-geral substituto de tecnologia da informação da Receita, declara não haver "declaração retificadora" para o CPF de Renan entre 1º de maio e ontem.
Reportagem de anteontem do jornal "Correio Braziliense" dizia que Renan havia retificado nas últimas semanas sua declaração com o objetivo de inflar patrimônio e rendimentos.
O objetivo da suposta correção seria reforçar a tese de que o senador possuía recursos suficientes para efetuar os pagamentos à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha, e rebater a suspeita de que usou recursos da Mendes Júnior.
Anteontem, em nota oficial, Renan negou a informação.
O presidente do Senado pediu ontem a declaração ao secretário da Receita Federal. Segundo a assessoria do Senado, o ofício será entregue à Corregedoria e ao Conselho de Ética.
Ontem, o corregedor da Casa, Romeu Tuma (DEM-SP), esteve com Rachid para conversar sobre o auxílio que a Receita dará na análise da documentação entregue por Renan.
Tuma questionou o secretário da Receita sobre a suposta retificação, mas ouviu dele que, devido ao sigilo fiscal, isso é uma informação que só poderia ser obtida pelo próprio Renan.
O relator do processo de investigação contra Renan no Conselho de Ética, Epitácio Cafeteira (PTB-MA), vai começar a analisar os documentos na segunda-feira. Segundo sua assessoria, ele ainda não recebeu informações detalhadas.


Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: PF reafirma seu papel no combate à corrupção
Próximo Texto: Casal da Renascer assume crimes para abrandar pena
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.