São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula deve ser cortejado em evento da SBPC

DO ENVIADO ESPECIAL A GOIÂNIA

Lula, por razões históricas e momentâneas, deve ser o candidato mais bem recebido na 54ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontece em Goiânia. A diretoria da entidade mantém uma postura independente, mas, no discurso de abertura do evento, ficou claro o viés petista na preferência dos presentes. Os prefeitos de Goiânia, Pedro Wilson, e de Recife, João Paulo, ambos do PT, foram os mais aplaudidos.
Por problemas na agenda, Lula terá um espaço privilegiado no encontro: ele não fará nenhuma exposição, mas, em compensação, não dividirá a atenção com nenhum outro candidato. Os demais presidenciáveis estão sendo esperados para quinta-feira. Já confirmaram presença Ciro Gomes (PPS), Anthony Garotinho (PSB) e José Maria (PSTU). José Serra (PSDB) ainda não respondeu ao convite.
A presidente da SBPC, Glaci Zancan, afirma que a entidade faz questão de mostrar isenção no tratamento dispensado aos candidatos. Mas diz que o ambiente da reunião, assim como o ambiente acadêmico, sempre foi tradicionalmente de "oposição ao governo federal, apesar de a diretoria sempre buscar o diálogo construtivo".
O ambiente pode ser hostil a José Serra. Houve corte de verbas de pesquisas neste ano por causa do atraso na aprovação da CPMF e o encontro acontece na Universidade Federal de Goiás, que participou da greve de mais de cem dias ocorrida em 2001. Para a presidente da SBPC, os cientistas querem ouvir dos presenciáveis os compromissos de cada um com a melhoria da infra-estrutura das universidades públicas. (AG)



Texto Anterior: PT quer previdência complementar
Próximo Texto: Lula diz que nunca esteve tão perto de vencer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.