São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMARA

Vice de Garotinho quer impedir foro privilegiado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato a vice-presidente na chapa de Anthony Garotinho (PSB) e líder do PSB na Câmara, deputado José Antônio Almeida (MA), quer evitar a aprovação do projeto que prevê foro privilegiado na Justiça ao presidente Fernando Henrique Cardoso após a sua saída do cargo.
O projeto passou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) discretamente na penúltima sessão da comissão antes do recesso parlamentar.
Para brecar o projeto, que segue para o Senado, o deputado precisa recolher 52 assinaturas até o dia 5 de agosto para entrar com um recurso exigindo votação no plenário da Casa. Até agora, Almeida recolheu 12 assinaturas.
"Esse é o ônus de quem exerce função pública. Ninguém é obrigado a disputar o cargo. Se disputa, sabe que as consequências são essas", afirmou Almeida.
Caso o projeto seja aprovado em todas as etapas, os processos envolvendo a ex-governadora Roseana Sarney (PFL-MA) e o ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA), por exemplo, seriam julgados em tribunais superiores.
O relator do projeto, André Benassi (PSDB-SP), afirma que "a proposta visa recompor garantias de direitos". Na justificativa que acompanha a proposta, o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) afirma que se trata de garantia e não de privilégio.
"O título de cargo público angaria ao longo de seu exercício inúmeros adversários, que podem exercer pressões contra aquele que, no exercício do cargo, contrariou interesses."



Texto Anterior: Saída pela Lateral: Jogador dribla declaração de voto
Próximo Texto: Janio de Freitas: Nicolau & cia.
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.