São Paulo, quinta, 9 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALAGOAS

Collor assume paternidade de estudante

da Agência Folha, em Maceió

O ex-presidente Fernando Collor de Mello reconheceu na semana passada o estudante James Fernando Brás da Silva, 18, como seu filho, após ter negado a paternidade do rapaz durante o primeiro ano de seu governo, em 1990.
"O encontro deles aconteceu na última terça-feira aqui na sede do jornal. Foi muito emocionante", afirmou o primo de Collor, Euclydes Mello, candidato ao governo de Alagoas pelo PRN.
Na época, o então porta-voz da Presidência, Cláudio Humberto Rosa e Silva, disse que Collor desconhecia o fato. "Baixaria em campanha é coisa que sempre acontece", disse.
O resultado do exame de DNA (que permite identificar o indivíduo pelo seu código genético), confirmando a paternidade, saiu há oito dias. Só ontem Collor confirmou o laudo.
James nasceu em Rio Largo (35 km ao norte de Maceió), onde viveu até ser descoberto pela imprensa, em 1990. Em seu governo, Collor protegeu o menino e a mãe, Jucineide Brás da Silva. Alugou um apartamento para os dois em Recife, onde o rapaz morou até o mês passado com uma pensão paga pelas empresas de Collor.
Vivendo em Maceió, James já assina o sobrenome Collor de Mello. Em Rio Largo, é conhecido como "Colinho", segundo os amigos, pela semelhança física com o pai.
A notícia sobre o filho de Collor foi divulgada pelo próprio jornal da família Collor, "Gazeta de Alagoas", na coluna diária do jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva. Segundo ele, James vai estudar na Europa, "como é tradição na família".
A ex-funcionária pública Jucineide disse, em 90, em entrevista à Folha, que conheceu Collor quando ele era prefeito de Maceió.
Segundo ela, eles tiveram três encontros em 1979 e teriam mantido relações íntimas. A Agência Folha não localizou ontem Jucineide e seu filho. (ARI CIPOLA)


Colaborou Fabiana Pereira, da Agência Folha



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.