São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Waldomiro teria aberto portas de ministérios

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Waldomiro Diniz, ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, organizou audiências de José Carlos Becker de Oliveira, o Zeca Dirceu, com integrantes de primeiro escalão do governo federal, segundo indicam os depoimentos de funcionários do Planalto prestados ao Ministério Público Federal. À época, o filho de José Dirceu era o pré-candidato petista a prefeito de Cruzeiro d'Oeste (noroeste do PR). Foi eleito em 2004.
Em dez meses entre 2003 e 2004, o filho do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu visitou pelo menos sete ministros de Estado e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nessas visitas, quase sempre acompanhado de prefeitos do Paraná, Zeca cobrava recursos para sua região.
Waldomiro, que se reuniu com Zeca pelo menos quatro vezes na Casa Civil, incumbiu à assessora Ana Moraes Cristina Sena, que atuava como chefe-de-gabinete, a tarefa de organizar as audiências.
Waldomiro explicou que Zeca era filho do então chefe de Ana, José Dirceu, e que "tinha alguns pleitos de interesse dele, Zeca Dirceu, nos ministérios". Ana passou a receber telefonemas de Zeca, que informava a data em que estaria em Brasília e os ministérios onde gostaria de ser recebido.
Ana agendava encontros e dava o retorno a Zeca. Nos telefonemas preliminares, Ana apresentava Zeca pelo ilustre parentesco. "Nos primeiros contatos, a depoente mencionava que o mesmo era filho do ex-ministro José Dirceu."
A ajuda da Casa Civil às audiências de Zeca tornou-se tão comum que Ana virou uma espécie de secretária particular. Segundo Ana, quando Zeca se atrasava, telefonava a ela para pedir que avisasse o ministério.
O trabalho de Ana em benefício de Zeca atrapalhava sua rotina de trabalho na Casa Civil. "Depois de realizados os agendamentos, a depoente prestava informações a Waldomiro Diniz, até porque elas absorviam um bom tempo do expediente."
Zeca, funcionário de terceiro escalão do governo do Paraná, levou prefeitos do noroeste do Estado e assessores a diferentes pastas. Ana recordou-se principalmente de audiências nos ministérios das Cidades, da Assistência Social e da Saúde. No Combate à Fome, Assistência Social e Turismo, com os ministros José Graziano, Benedita da Silva e Walfrido Mares Guia, respectivamente.
Chefe-de-gabinete da ex-ministra Benedita da Silva (Assistência Social), Cícera Bezerra de Morais confirmou aos procuradores que "servidores" da Casa Civil fizeram pedidos de audiência com a então ministra "em nome de Zeca Dirceu". (EDS E RV)

Texto Anterior: Casa Civil favoreceu filho de Dirceu, aponta investigação
Próximo Texto: Filho de Dirceu obteve recursos de maneira irregular, diz servidora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.