São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF conduzirá apuração sobre supostas contas

ANDRÉA MICHAEL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Justiça Federal em Brasília decidiu que é do STF (Supremo Tribunal Federal) a competência para conduzir a investigação sobre supostas contas bancárias no exterior que pertenceriam ao presidente Lula, ao ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e ao senador Romeu Tuma (PFL-SP), entre outros.
A denúncia de que autoridades e políticos teriam contas no exterior não declaradas ao fisco brasileiro surgiu em reportagem da revista "Veja" em maio deste ano. Segundo a revista, a listagem das contas que chegou à mão de seus repórteres teve a participação, nos bastidores, do banqueiro Daniel Dantas, que comanda o Opportunity. Dantas nega ter participado da elaboração do dossiê.
Depois de cinco meses de investigação, a PF concluiu que os indicativos colhidos apontam para a falsidade do documento que embasou a reportagem, possibilidade admitida pela própria "Veja".
Em despacho encaminhado em outubro à 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília, a PF pede autorização para que seja quebrado o sigilo das seis contas bancárias no exterior. Ao se manifestar sobre o pedido, o Ministério Público Federal opinou pelo envio do inquérito ao STF, já que a quebra de sigilo teria como alvo autoridades com direito a foro especial.


Texto Anterior: TCU vê prejuízo em gastos com publicidade
Próximo Texto: Por orçamento e poder, partidos cobiçam Saúde e Transportes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.