São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alckmin vence em simulação de 2º turno

Na disputa direta, tucano teria 53% contra 39% de Marta; se o adversário fosse Kassab, Alckmin venceria por 59% a 25%

Rejeição a Marta cai sete pontos em relação a agosto, quando a ministra era alvo de críticas por conta do caos no setor aéreo, e atinge 29%

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ter perdido votos também nas simulações de segundo turno, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) venceria seus principais adversários se as eleições para prefeito de São Paulo fossem hoje.
Segundo o Datafolha, o tucano teria 53% contra 39% de Marta Suplicy (PT). Em agosto, no levantamento anterior, ele tinha 57% contra 35% dela.
Na disputa com Gilberto Kassab (DEM), o ex-governador ganharia com 59%, três pontos a menos do que a pesquisa de agosto. Kassab foi de 22% para 25%.
Sem o tucano, Marta seria eleita com 49% contra 39% do atual prefeito. A petista oscilou dois pontos percentuais para mais, e o democrata se manteve estável. A diferença se dá por conta da queda de dois pontos no índice de eleitores que se declararam indecisos.
O resultado é ruim para o prefeito, já que, na aliança PSDB-DEM, Alckmin continua sendo a alternativa mais viável para derrotar a petista.

Rejeição
O percentual dos que afirmam que não votariam de jeito nenhum em Marta já no primeiro turno caiu sete pontos percentuais, de 36% para 29%, o que ajudaria a explicar seu desempenho nas simulações de segundo turno.
Em agosto, quando a pesquisa anterior foi realizada, Marta estava sob forte bombardeio por conta da crise aérea, pois ela ocupa uma pasta estratégica para o setor.
A rejeição a Kassab permanece inalterada: 25% não votariam, no primeiro turno, no prefeito da capital.
Paulinho (PDT) é rejeitado por 13%, Arlindo Chinaglia (PT), por 11%. Alckmin tem percentual idêntico ao de agosto nesse quesito: 12%, o mesmo apresentado por Soninha (PPS) e Aldo Rebelo (PC do B).
O líder no ranking da rejeição é o ex-prefeito Paulo Maluf (PP), com 53%, um ponto perceutal a mais do que em agosto.

Idade
No que diz respeito à idade do eleitor, Alckmin perdeu dez pontos entre os que têm de 35 a 44 anos -28% para 18%- e foi superado nesse segmento por Marta Suplicy, que oscilou de 26% para 28%.
Na faixa dos eleitores com idades entre 16 e 24 anos, o tucano caiu de 40% para 33%, enquanto Marta passou de 23% para 28% das preferências.
Maluf ganhou sete pontos e agora tem 19% na faixa dos que têm mais de 60 anos. (JOSÉ ALBERTO BOMBIG)

Texto Anterior: Em São Paulo, Alckmin cai e disputa liderança com Marta
Próximo Texto: Decisão de PSDB e DEM também depende do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.