São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado das eleições petistas fortalece Marta

DA REPORTAGEM LOCAL

O resultado das eleições internas do PT no Estado de São Paulo pavimentou o caminho para a ministra Marta Suplicy (Turismo) disputar a Prefeitura de São Paulo, e as novas direções do partido esperam receber já no mês que vem uma "sinalização" da petista de que aceitará o desafio.
Para o diretório estadual foi eleito o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, com apoio do deputado estadual Rui Falcão, homem de confiança de Marta, e do ex-ministro Antonio Palocci, também aliado dela.
O resultado indica que Marta, ex-prefeita de São Paulo (2001-2004), vai contar com um esforço de arrecadação de recursos financeiros encabeçado pela instância estadual, até então na mão de adversários internos dela, no caso, o atual presidente, Paulo Frateschi.
Na esfera municipal, o vereador José Américo, ex-secretário da petista na prefeitura, venceu a eleição direta do partido ainda no primeiro turno. Se esse resultado não é suficiente para evitar prévias, caso outros nomes queiram concorrer a prefeito, indica que Marta tem maioria absoluta dos votos.
Até agora, Marta é o principal nome do partido para a eleição, mas, quando questionada sobre o tema, tem repetido que está feliz no ministério.
A maior pressão para que ela concorra em 2008 vem da atual bancada de vereadores do PT. Os parlamentares, 12 no total, estimam que terão muitas dificuldades nas urnas sem a ministra. A previsão é que o número de cadeiras seja reduzido.
Marta, conforme a lei eleitoral, tem até o final de março para se desincompatibilizar da pasta do Turismo. (JAB)

Texto Anterior: Decisão de PSDB e DEM também depende do PT
Próximo Texto: Janio de Freitas: Motivos da guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.