São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

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outro lado

Imprensa Oficial nega uso político de publicações

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Francisco Pedalino Costa, diz que em 1999 o Tribunal de Justiça de Minas Gerais "considerou que a publicação de fotos e nomes de autoridades no "Diário Oficial" não configura promoção pessoal". Diz que o governo do Estado suspendeu o caderno de notícias em 2006, no período em que Aécio Neves disputou a reeleição.
Ele informa que o "Diário Oficial" na internet será gratuito a partir de janeiro.
Diz ainda que o caderno de notícias publica textos de assessorias de imprensa do Tribunal de Justiça e da Assembléia Legislativa. "Seis páginas são editadas pela redação da Imprensa Oficial com matérias e informações das secretarias e da Subsecretaria de Comunicações."
"Em média, uma página por edição é destinada a notícias referentes a atos da agenda oficial do governador", afirma Costa.
Esse formato não sofreu alteração desde 2003. "Os Estados da Bahia, Alagoas, Espírito Santo e Paraíba também divulgam ações de governo e do governador, com fotos em seus "Diários Oficiais'", diz Costa.
O presidente da Imprensa Oficial de Alagoas, Marcos Kummer, diz que o "Diário Oficial" do Estado é "o que oferece mais informações organizadas e destaca todos os atos, mesmo os desfavoráveis ao governo". Diz que as notícias do governador são publicadas em suplemento no diário impresso, o que é feito em todo o país".
O presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, Hubert Alquéres, diz que "qualquer pessoa pode fazer a busca gratuita das últimas sete edições". Há serviços gratuitos, como as consultas sobre compras e contratações públicas. "Há a busca por palavra-chave das edições a partir de 2001. A busca de 1891 até 2001 já está em fase adiantada de testes".
A tabela de preços nos jornais é compatível com a da Imprensa Oficial, afirma.
O presidente da Imprensa Oficial do Rio, Haroldo Zager, nega que o custo da publicação seja "extorsivo". "No "Diário Oficial", a coluna equivale a praticamente o dobro do disponível no mercado publicitário". (FV)


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