São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Senador não comenta caso; irmã não se manifesta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Informado sobre o teor da reportagem por meio de sua assessoria, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não quis comentar o caso.
Ele está de licença médica do cargo desde a última terça. Deve retornar ao Senado amanhã.
Durante duas semanas, a Folha tentou falar com Ana Maria da Costa Bastos e deixou recados em sua casa, em São Luís, mas ela não ligou de volta.
O endereço que consta em seu cadastro no Senado fica em Brasília. No local, a Folha localizou sua filha, Valéria da Costa Bastos. Ela diz que a mãe nunca trabalhou para Sarney.
"Até onde eu sei, ela nunca trabalhou no Senado", disse.
Último chefe de Ana Maria e responsável por sua exoneração do Senado em outubro de 2008, o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) afirmou que não conhece a irmã de Sarney. "Ela, possivelmente, deveria atender ao meu pai no Estado [Maranhão]. Eu não sei quem é", disse o congressista.
Lobão Filho disse também que não sabe explicar porque Ana Maria foi demitida em outubro de 2008, justamente quando o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu o nepotismo nos três Poderes.
O senador afirmou ainda que não sabia que Ana Maria era irmã do presidente do Senado.
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) não respondeu, até o encerramento desta edição, aos recados deixados pela reportagem com a assessoria da pasta. Ele foi responsável pela nomeação de Ana Maria depois que ela deixou o gabinete de Sarney. Ana Maria trabalhou no gabinete do senador de julho de 2005 até 2008.
Acusado de ser o mentor dos atos secretos no Senado, o ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia disse que é inocente. Ele afirma que o caso está sub judice e não dará mais detalhes.


Texto Anterior: Saiba mais: Desfecho do caso dos atos secretos fica para 2010
Próximo Texto: Arruda ganha mais prazo para defesa em dois fronts
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.