UOL

São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPÍRITO SANTO

Veto será submetido à votação da Assembléia

Hartung veta aumento de salário de deputados e cancela auxílio-paletó

DA AGÊNCIA FOLHA

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PSB), vetou o aumento de 54% dos salários dos deputados e a concessão do auxílio-paletó, uma ajuda de custo correspondente a dois vencimentos por ano.
Hartung também pediu à Assembléia a devolução da previsão orçamentária de 2003, que estaria, segundo ele, superestimada em R$ 500 milhões.
A decisão, tomada na última quarta-feira, tem que ser submetido à votação dos deputados e, se derrubada, o reajuste será concedido. A assessoria de imprensa da Assembléia afirmou que o assunto será votado, no mínimo, daqui a 20 dias. Hartung estava aguardando a posse dos novos parlamentares para vetar o aumento, contando com a renovação de 66% da Casa na nova legislatura.
Pelo primeiro resultado da eleição para a mesa diretora da Assembléia, no entanto, Hartung deve travar uma queda-de-braço com a Casa para poder governar. O candidato apoiado pelo governador, Claudio Vereza (PT), perdeu a eleição por 19 a 11.
O ex-governador José Ignácio Ferreira (sem partido) era refém da Assembléia. O então presidente da Casa, José Carlos Gratz (PFL), controlava 28 dos 30 votos.
O Tribunal de Justiça, no entanto, anulou a eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, devido à participação de cinco deputados que haviam sido afastados pela Justiça na votação. O vencedor da eleição anulada foi o ex-jogador Geovani Silva. O petebista venceu com o apoio do grupo ligado a José Carlos Gratz. Os cinco parlamentares, com prisão preventiva pedida, são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ou ocultação de bens.



Texto Anterior: Rondônia: Governador afirma querer intervenção federal no Estado
Próximo Texto: Investigação: Governo Lula mantém suspeito de fraude
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.