São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Sem compromissos

O "Jornal Nacional" não deu, sábado, nem na escalada de manchetes nem em reportagem. E o "Fantástico" só registrou no final, ontem.
Na Record foi manchete:
- Lula abre vinte pontos de vantagem sobre Alckmin em nova pesquisa Datafolha.
O "Jornal da Band" também deu na escalada, curiosamente com dois enunciados:
- Pesquisa mostra que Lula mantém dobro das intenções de Alckmin. Garotinho esquenta a disputa pelo segundo lugar.
O peemedebista, nas manhãs de sábado, noites de domingo e tardes dos dias de semana, faz parte da paisagem da Band.
 
Pelo mundo, nos sites de "New York Times" e outros, só despachos das agências.
Na Reuters, "Lula venceria Alckmin, segundo pesquisa, apesar das alegações renovadas de corrupção". Na AP, "imune a queda de ministro, Lula segue como favorito". Na EFE, "Lula se distanciou dos rivais".
 
Desde sábado, é de Serra que trata a blogosfera, ao falar da pesquisa. Fernando Rodrigues:
- Ainda é cedo, mas só se fala de uma coisa nas hostes tucanas: se até o final de maio Alckmin não decolar para valer, vai ficar insuportável a pressão para que Serra troque a candidatura.
De Ricardo Noblat, no título de uma nota sobre a "fraqueza" de Alckmin no Datafolha:
- Cadê o Serra?
Do Noblog, no Nomínimo:
- Candidatura de Alckmin ameaçada de ser ultrapassada por Garotinho... É bom lembrar que Serra disse que saiu para disputar "outro cargo eletivo".
Rodrigues e o Noblog citam o ex-prefeito como "plano B". Não segundo Kennedy Alencar:
- Entre os serristas do PSDB e do PFL, "plano C" é como eles se referem à hipótese de Serra.
Alckmin é o "plano B", pois Serra era, ele sim, o "plano A".
 
Seja qual for o "plano", Serra parece tão entusiasmado com o Estado de São Paulo como, há dois anos, com a cidade.
O "SPTV" de anteontem, após ouvir os pré-candidatos do PT e o tucano José Aníbal, os três em campanha, encerrou notando:
- O outro pré-candidato do PSDB -José Serra- não tem compromissos de campanha neste fim de semana.

"EXCLUSIVO!"

Reprodução
Richthofen lê a Bíblia (à esq.) e "chora", no "Fantástico; abaixo, "Richthofen vai à praia no "Domingo Espetacular"


Mais do que prejudicar Suzane von Richthofen, acusada de participação na morte dos pais, o flagrante de dois meses atrás no "Domingo Espetacular" deu à Record audiência inédita -e balançou o "Fantástico". As cenas, de câmara oculta, mostravam férias em Ubatuba, na praia, em restaurantes, sorveteria.
A "dois meses do julgamento", como registrou Glória Maria, uma outra Suzane von Richthofen surgiu ontem em destaque no "Fantástico". Foi "encontro", não entrevista, no dizer da Globo. Richthofen, sempre de cabeça baixa, chorou ou aparentou chorar, em diálogos como:
- Por que aconteceu este crime?
- Não sei... Não sei...
Era "uma farsa", como aos poucos evidenciou o próprio "Fantástico", acrescentando dados como o de que chorou "sem derramar uma lágrima" -ou depois, no final, com os "bastidores da farsa" armada para a sua defesa.
Registre-se porém que nos dias anteriores, até ontem à tarde, a Globo apresentou o tal encontro como jornalismo -e, mais até, na voz de Zeca Camargo, como "exclusivo!". E que era mais um dia de batalha por audiência, com o "Domingo Espetacular" trazendo como atração, na mesma linha, uma "exclusiva" com a mexicana Glória Trevi.

Mero carona
De Bauru a Moscou, a Globo fez festa para o astronauta. O Google Notícias, também, com manchetes do Brasil inteiro, tipo "Marcos Pontes ficará dez horas em observação" ou "Viagem ajuda tecnologia do Brasil".
Não para Larry Rohter. Na edição de sábado, traduzida no UOL, o correspondente do "NYT" citou "muitos cientistas brasileiros, colunistas de jornal e editorialistas" para questionar a viagem. No título:
- O brasileiro no espaço: um mero carona ou um herói?

Gagarin
O serviço de monitoração de mídia da BBC reproduziu as TVs russas Vesti e NTV Mir, que cobriram o retorno.
A primeira descreveu como "o cosmonauta Marcos Pontes saiu da cápsula com seu invariável sorriso", ele que, após "só uma semana, virou herói nacional". Sobre as experiências, citou que "nova variedade de grãos" será agora plantada no Brasil.
A segunda, tratando Pontes de "Gagarin brasileiro", destacou seus agradecimentos aos colegas de missão, "caras excelentes".


Texto Anterior: Ex-gerente diz ter tido sigilo violado
Próximo Texto: Entrevista da 2ª/Renato Paes de Barros: Ação social não tira famílias da pobreza, diz economista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.