São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto aumenta poder do Exército na Amazônia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um projeto de lei complementar em tramitação no Congresso, se sancionado pela Presidência, permitirá que soldados do Exército e agentes da Polícia Federal atuem separadamente nas regiões de fronteira da Amazônia.
O projeto 221/2003 foi aprovado anteontem no Senado e agora está sob apreciação da Câmara.
Atualmente, o Exército só pode atuar na região com o respaldo da PF, pois não tem meios jurídicos de vistoria e detenção. Um exemplo: soldados do Exército podem revistar uma embarcação suspeita somente depois de acionar a Polícia Federal. Cerca de 6.000 soldados atuam hoje na região.
Com a eventual aprovação do texto no Congresso e a sanção presidencial, o Exército poderá partir para missões paralelas, com ações preventivas e repressivas.
Para o Ministério da Defesa, o projeto de lei transforma "uma situação de fato em situação de direito". Os soldados terão, na prática, o chamado poder de polícia nas áreas fronteiriças.
(EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Brasil profundo: Falta de agentes prejudica ação na fronteira
Próximo Texto: Eleições 2004: Para Bornhausen, PFL deveria ter candidato em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.