São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nahas soube de corte de juros 20 dias antes, diz PF

SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

No dia 18 de setembro de 2007, o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, surpreendeu o mercado mundial ao anunciar um corte de meio ponto percentual na taxa básica de juros da economia norte-americana. Segundo a Polícia Federal, 20 dias antes, em 29 de agosto de 2007, o megainvestidor Naji Nahas supostamente recebeu de alguém em Nova York a informação sobre o corte.
A redução, acima do esperado, fez com que os mercados do mundo inteiro fechassem em alta naquela data. Em Nova York, a Bolsa pulou 200 pontos, e o pregão fechou em alta de 2,51%.
Em comunicado daquele dia, Ben Bernanke, o presidente do Fed, justificou a decisão pela turbulência econômica por que passava -e passa- o país. Foi a maior redução do Fed em quase cinco anos.
Procurada pela segunda vez pela Folha, a assessoria de imprensa se recusou a comentar o caso. Na terça-feira, o Fed não tinha sido informado da operação da PF brasileira nem sobre denúncias contra seus funcionários. Ontem, só soube da data do suposto vazamento por meio de telefonema da Folha.


Texto Anterior: Opportunity age para tentar acalmar cliente
Próximo Texto: Conduta de delegado divide cúpula da PF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.