São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Publicitário ataca Jefferson e diz que ele faz chantagem

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Além do ex-ministro José Dirceu, o publicitário Marcos Valério centrou fogo ontem no deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias do esquema do "mensalão". Disse que Jefferson é uma pessoa que "usa de chantagem e intimida" e que o petebista planejava um esquema para drenar recursos do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil), então chefiado pelo PTB.
Questionado sobre o que pensava de Jefferson, Valério afirmou que não daria um "cheque em preto ou enlameado" a ele, em alusão à expressão "cheque em branco" que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria usado para retratar sua confiança no deputado.
Por diversas vezes, Valério repetiu que Jefferson não "merecia credibilidade", "construía histórias" e que ele não "falaria com o fígado" nem "destilaria seu ódio" contra o petebista. Ele também negou que tenha se encontrado com Jefferson para negociar recursos.
Sobre o suposto esquema do IRB, o publicitário afirmou que Jefferson teria pressionado o tesoureiro do PTB, Emerson Palmieri, do qual disse ser amigo, para desviar recursos por meio do genro do petebista, Marcos Vinicius. "[Tínhamos] uma certa intimidade a ponto de ele me contar que estava sofrendo uma pressão muito grande do Roberto Jefferson por causa de dinheiro", afirmou. Segundo Valério, Palmieri teria batido boca com Jefferson porque o petebista queria que ele "fosse buscar um dinheiro que o genro dele tinha arrumado dentro do IRB".
À CPI Valério também relatou um episódio no qual teria ouvido Jefferson "aos brados" com o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, durante uma reunião na sede do PT, em Brasília, em março deste ano. O publicitário disse ter ouvido a conversa de outra sala do prédio.
Segundo Valério, ao voltar do encontro com Jefferson, Delúbio, "branco como uma folha de papel", disse que "teria problemas com Jefferson". Ele não explicou que tipo de problemas, de acordo com o publicitário. (SN, RB E LC)

Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/A nova lista de Valério: Valério volta a acusar Dirceu e envolve campanha tucana
Próximo Texto: Clima: Publicitário ouve ameaça e discurso religioso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.