São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

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ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA

Lula retoca foto-símbolo da campanha

Presidente tira o segurança, torna o céu mais azul e acrescenta nuvens na principal imagem de sua candidatura à reeleição

Não é a primeira vez que a propaganda de Lula altera a realidade; em 2002, petista se valeu de falsas grávidas no horário eleitoral da TV

PEDRO DIAS LEITE
EDUARDO SCOLESE

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O céu é mais azul na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição. A segurança desaparece, a mão estendida no vazio sumiu. Só o sorriso do menino e o cabelo desalinhado permanecem iguais na foto-símbolo de sua campanha, registrada em março por um fotógrafo oficial da Presidência, na Bahia.
A foto aparece em todos os palanques dos comícios de Lula, sempre em tamanho gigante, e é apresentada no site oficial do candidato como "a" foto da campanha.
Mas naquele 21 de março, no município de Lauro de Freitas (BA), nem tudo era assim. O céu estava com muitas nuvens. O chefe da segurança de Lula, general Marco Edson Gonçalves Dias, se destacava ao fundo. Uma mão estendida no vazio estava em primeiro plano. Havia uma grande tenda branca mais atrás, que também desapareceu no novo retrato.
Na foto retocada, o céu é azul, com pouquíssimas nuvens brancas, colocadas ali. O general sumiu, assim como a mão. Mulheres foram inseridas no lugar do segurança. Lula continua suado por causa do calor baiano. Há ao menos três versões da foto. A primeira, original, com todos os elementos. Uma segunda, utilizada na convenção de Lula, em 24 de junho, com o toldo branco. E a última, "limpa" para publicidade.
Não é a primeira vez que a propaganda de Lula altera a realidade. Na campanha de 2002, uma das peças publicitárias que mais causou impacto tinha uma grande ajuda da equipe de marketing de então, que era comandada pelo publicitário Duda Mendonça.
O anúncio que ficou conhecido como "as grávidas de Lula" tinha falsas grávidas, com barrigas artificiais, feitas de enchimentos. Sob a trilha musical do "Bolero", do francês Maurice Ravel (1875-1937), a modelo Cecília Martins Lima Barbosa era uma das falsas grávidas. "Colocaram uma barriga de espuma em mim. Ficou como seu eu tivesse oito meses de gravidez", disse ela à Folha em 2003, então com 20 anos.
Em 2004, um outro caso chamou a atenção, numa campanha feita por Duda sob o slogan "O trabalho sério já começa a dar resultados". A idéia era divulgar ações e investimentos destinados à agricultura familiar e a agricultores de baixa renda, mas o governo utilizou imagens captadas em uma grande propriedade rural da região de Cotia (Grande São Paulo), que não fazia parte do programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Os trabalhadores que apareciam na peça publicitária também não eram pequenos agricultores, mas sim funcionários de um empresário rural que tinha propriedades de área total de 1 milhão de metros quadrados, com produção diária de dez toneladas de verduras.
Segundo fotógrafos profissionais, é normal a alteração de fotos, principalmente com programas de edição, como o Photoshop. Nas imagens produzidas em estúdio, maquiagem e iluminação também são fundamentais para que o candidato apareça mais jovem, mais atraente e até mais confiável.
Mesmo a história mostra que alterações em fotos são comuns com fins publicitários e até ideológicos. A que talvez seja a mais famosa alteração da história é aquela em que Vladimir Lenin discursava para os bolcheviques na praça Vermelha, em Moscou. Leon Trótski estava ao lado do fundador da União Soviética, mas foi apagado anos depois pela propaganda de seu arqui-rival, o ditador Joseph Stalin.
Não é só na foto de campanha que o retrato está melhor que na vida real. Recentemente, Lula também se rendeu ao uso do botox, a substância que ameniza rugas e traços de expressão. A técnica ajuda o candidato a parecer mais jovem. Em aparições logo depois das aplicações, o rosto do petista mal se movia.


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