São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

#PREENCHA Eleitor diz que Maluf devia apoiar Serra, mas vai acabar com Marta

DA REPORTAGEM LOCAL

O eleitorado paulistano acredita que Paulo Maluf (PP) deveria apoiar José Serra (PSDB) no segundo turno, mas acha que o ex-prefeito vai entrar na disputa ao lado de Marta Suplicy (PT).
Para 44% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha, Maluf deveria apoiar Serra neste mês decisivo. Para 34%, o ex-prefeito deveria ir com Marta. Outros 12% afirmam que o certo seria o candidato do PP não apoiar ninguém. Há 10% que não sabem qual o caminho.
No entanto quando se trata do que o eleitorado acredita que vai ocorrer na prática, a situação se inverte. Acham que o ex-prefeito ficará com a candidata do PT 42% dos paulistanos. Por outro lado, pensam que Maluf apoiará Serra 35% dos eleitores. Apenas 4% acham que o ex-prefeito não será de ninguém, e 18% não sabem o que ele vai fazer.
No primeiro turno, Maluf recebeu 734.580 votos, o equivalente a 11,91% dos votos válidos, de acordo com a apuração do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
Em mais um indicativo do grau de rejeição do eleitor malufista a Marta, 65% dos que dizem ter votado no ex-prefeito no primeiro turno pensam que ele deveria apoiar Serra agora. Apenas 16% avaliam que o correto seria seu candidato ficar ao lado de Marta.
Durante o primeiro turno, a Folha revelou que Maluf firmou um pacto de não-agressão com o PT de Marta. Em troca de poupar a prefeita de ataques, o candidato do PP seria beneficiado, até onde desse, na CPI do Banestado, que investiga contas de políticos no exterior. Apesar de evidências de que tem dinheiro fora do país, Maluf sempre negou e continua negando ter essas contas.
Uma nova acusação contra o ex-prefeito, surgida na sexta-feira, adiou o anúncio do seu apoio. Gravações em poder do Ministério Público mostram que o vereador malufista Brasil Vita (PP) supostamente intermediou a tentativa de compra de uma testemunha com o objetivo de prejudicar Serra. Em diálogo captado três semanas antes do primeiro turno, Vita dizia falar em nome do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que nega o teor das gravações.

Erundina
No caso de Luiza Erundina (PSB), que recebeu quase 250 mil votos e anunciou neutralidade no segundo turno na quinta-feira, 45% acham que deveria apoiar Marta, e 40%, Serra. Entre os que votaram na ex-prefeita, o índice dos que pensam que ela teria de ir com a petista sobe para 48%.
"Não devo nada ao PT", disse a ex-petista Erundina na quinta-feira passada, ao anunciar que não apoiaria ninguém.


Texto Anterior: Pesquisa Datafolha: Apoio de Alckmin dá mais votos que o de Lula entre paulistanos
Próximo Texto: Justiça eleitoral: Recurso da AGU sustenta que Lula não feriu lei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.