São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Refém foi solto

Índios ocupam a sede da Funai em Roraima

DA AGÊNCIA FOLHA

Índios contrários à homologação contínua da reserva Raposa/ Serra do Sol invadiram na manhã de ontem a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Boa Vista e mantiveram um funcionário do órgão refém até por volta das 20h (horário de Brasília).
Segundo um dos líderes da invasão, o índio Genival da Costa, os cerca de 200 indígenas só deixarão o prédio após o governo federal se comprometer a receber as lideranças do movimento em Brasília: "Hoje [ontem], o presidente Lula recebe lideranças indígenas favoráveis à homologação da Raposa/Serra do Sol em área contínua. Exigimos também uma audiência com o presidente".
Segundo o funcionário José Milamar Custódio da Silva, que foi mantido refém, os invasores ameaçavam não deixar o prédio: "Já havia conversado com os líderes da invasão e eles se mostram irredutíveis em deixar a sede".
Para a Funai, a invasão objetiva tumultuar a homologação da área de 1,69 milhão de hectares como terra contínua -o que descontentará grupos favoráveis à presença de "brancos" na área.
(JOSÉ EDUARDO RONDON)

Texto Anterior: Campo minado: Sem-terra invadem fazendas em MT e ameaçam fazer greve de fome no RS
Próximo Texto: Toda mídia: Alcoolismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.