São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2006

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Perda de leitores nos EUA é tema de encerramento

DA REPORTAGEM LOCAL

Os jornais americanos perderam 2,5% em circulação nos últimos seis meses. A contínua perda de leitores se deve tanto à concorrência da internet como à previsibilidade do noticiário e à escolha de assuntos que escapam ao universo de referências do leitor.
Foi esse o ponto central da apresentação do jornalista Andrés Oppenheimer, colunista e editor de América Latina do jornal "Miami Herald", no debate de encerramento da 26ª Conferência Anual da ONO (Organização de Ombudsmans de Notícias, da sigla em inglês), ontem, em São Paulo.
A conferência foi realizada com o apoio da Folha e de seu ombudsman, Marcelo Beraba.
Antes do último debate, a ONO reelegeu para sua presidência Ian Mayes, desde 1997 ombudsman do jornal britânico "The Guardian". A nova diretoria é integrada por ombudsmans dos EUA, Suécia, Reino Unido, Holanda, Brasil, África do Sul e Canadá. Os participantes também definiram que a próxima conferência, em 2007, será em Boston (EUA). Para os encontros anuais seguintes foram indicadas Estocolmo (2008), Washington (2009) e Cidade do Cabo, na África do Sul (2010).
Oppenheimer, em sua palestra, notou que nos Estados Unidos os jovens praticamente não lêem mais jornais. Para se informar, acessam web sites noticiosos.
Quanto ao noticiário internacional, também disse que os jornais americanos mantêm equipes de correspondentes na Europa e Ásia. Mas que, para a cobertura da América Latina, em geral têm um único profissional, mesmo assim baseado em Miami.
"As redes de TV suprimiram suas equipes permanentes em países latino-americanos e passaram a cobrir furacões e celebridades", para acompanhar a preferência de seus telespectadores.
"Os americanos farão qualquer coisa em favor da América Latina, exceto ler a respeito dela", disse o palestrante, citando conhecida frase de James Reston, colunista já morto do "New York Times".


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